Espaço Legislativo

Notas da Câmara de Jaraguá do Sul – Fossas para pessoas de baixa renda, iluminação no interior e mais

Confira alguns dos assuntos discutidos pelos vereadores na sessão ordinária desta terça-feira (12)

13 Fev 2019 - 14h00Por CMJS
Notas da Câmara de Jaraguá do Sul – Fossas para pessoas de baixa renda, iluminação no interior e mais - Crédito: CMJS Crédito: CMJS

TERRENOS DA PREFEITURA
Ronaldo Magal (PSD) solicitou informações do Executivo sobre os terrenos municipais que deveriam ser leiloados, através de projeto de lei aprovado ainda em 2017. O vereador alertou que várias empresas que querem adquirir os espaços estão esperando o trâmite completo para poder ampliar seus empreendimentos.
O presidente da Casa de Leis, Marcelindo Gruner (PTB), esclareceu que o Ministério Público não aceitou a forma como foi feito o projeto e outra proposta deve ser apresentada pela Prefeitura.
 
REUNIÃO DA AVEVI
Arlindo Rincos (PSD) convidou todos os vereadores dos municípios ligados à Avevi para a primeira assembleia ordinária da entidade nesta quarta-feira (13) às 19h30. O encontro ocorre na Câmara de Vereadores de Corupá e tem na pauta de discussões assuntos como a aprovação de contas de 2018, o Plano de Atividades de 2019, apresentação de moções, além da posse do novo Conselho Consultivo da Associação.
 
EVENTOS DA CULTURA E DO ESPORTE EM 2019
Jaime Negherbon (MDB) parabenizou a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer pela apresentação das atividades da pasta para o ano de 2019. O parlamentar avisa que a Secretaria pode contar com a ajuda dos vereadores para levar essas atividades para a população jaraguaense.
Anderson Kassner (PP) reforçou que os eventos vão envolver milhares de pessoas entre público e profissionais. Ele lembra que a quantidade e a qualidade dos eventos só serão possíveis devido à economia feita pela Secel durante esta gestão.
 
ILUMINAÇÃO NO INTERIOR
Anderson Kassner também agradeceu ao secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, pelo conserto de luminárias em áreas rurais do município. Os reparos foram feitos nas ruas Ricardo Fritzke, no Rio Cerro I, e Alberto Utpadel, no Rio Cerro II. O vereador alerta que o momento é de colheita da safra de arroz e os colonos jaraguaenses precisam de infraestrutura para poder realizar o trabalho.
 
FOSSA E FILTRO
Eugênio Juraszek (PP) ressaltou que fará uma reunião com o presidente do Samae, Ademir Izidoro, na manhã desta quarta-feira (13), para definir a forma como serão distribuídas as fossas e filtros que serão instalados em comunidades rurais do município. O vereador espera que os equipamentos deem mais saúde e ajudem a preservar ainda mais o meio ambiente. Juraszek afirmou que vai propor a Izidoro que fossas e filtros também possam ser destinados às pessoas de baixa renda que não têm condições financeiras de comprar os aparelhos. Para ele, isso dará dignidade à população mais carente.
 
DESPEJO NA COHAB
Ademar Winter (PSDB) alertou os demais parlamentares que uma moradora da Cohab o avisou que perderá sua casa por conta da falta de pagamento de impostos junto ao poder público. Winter alega que a mulher foi enganada por políticos que disseram a ela e a vários moradores do local que os impostos, como IPTU, não precisariam ser pagos. O caso, segundo ele, ocorreu em 2008 e avisou que vai buscar meios judiciais para que a moradora não perca a casa.
 
SECRETÁRIO EM JARAGUÁ
Marcelindo Gruner (PTB) elogiou a visita do secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo, Lucas Esmeraldino. Para ele, o jovem gestor mostrou desenvoltura e vontade de trabalhar. O vereador mostrou entusiasmo com as ideias de Esmeraldino sobre os micro e pequenos empreendedores e, principalmente, sobre a briga por um novo pacto federativo. Para Gruner, chegou a hora de fazer o dinheiro dos impostos ficar no município para que as prefeituras possam ter mais autonomia e melhores condições na oferta de serviços públicos aos moradores.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!