Política
MPF abre investigação sobre ofensas de Jorginho Mello a indígenas
O caso ocorreu em 8 de julho durante uma visita do chefe do executivo à barragem local que passa por uma obra e fica dentro do território tradicional do povo Xokleng.
Crédito: ReproduçãoO Ministério Público Federal (MPF) abriu uma notícia de fato para apurar a discussão entre o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), e indígenas durante visita à Barragem Norte, em José Boiteux, no dia 8 de julho. O episódio ganhou repercussão após o governador dirigir ofensas aos manifestantes durante um protesto.
O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) também pediu à Procuradoria-Geral da República (PGR) a abertura de investigação, alegando que agentes públicos devem responder por manifestações ofensivas no exercício da função.
Em nota, o Governo de Santa Catarina afirmou que os indígenas protestavam por pautas, em parte, de responsabilidade federal e destacou investimentos de cerca de R$ 34 milhões em obras e compensações na Terra Indígena Ibirama-La Klãnõ, além de garantir que a reforma da Barragem Norte seguirá conforme o cronograma. A estrutura é considerada essencial para a prevenção de enchentes no Vale do Itajaí.
Fonte: G1SC
Insta, Face e YouTube / Contato: 47 98465-0122
Matérias Relacionadas
Política
O mapa eleitoral que assombra a esquerda no embate de outubro
Confira os bastidores da política com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso

Política
Prefeito Jair Franzner se filia ao PL e assume a presidência do partido em Jaraguá do Sul

Política
A briga pelo cargo que ninguém elegê, mas todo mundo quer de mão beijada
Confira os bastidores da política com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso

Geral
Ex-vereador de Jaraguá do Sul, Rudibert Schmelzer morre aos 95 anos
Ele exerceu mandato na Câmara de Vereadores entre 1963 e 1967 e teve participação na história do município, especialmente no desenvolvimento da região do bairro Santa Luzia

