POLÍTICA

Moraes: polícia de SP irá auxiliar em inquérito sobre ataques a ministros do STF

19 Mar 2019 - 17h50Por Amanda Pupo

Diante de "fortes suspeitas" de que os maiores grupos de financiamento de ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão localizados em São Paulo, a Polícia Civil do Estado irá auxiliar no andamento do inquérito aberto pela Corte para apurar notícias falsas e investidas a integrantes do órgão e familiares, junto à Polícia Federal.

As informações foram repassadas nesta terça-feira, 19, pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, em conversa com jornalistas. Segundo Moraes, foi pedido à Polícia Civil de SP um delegado especializado na área da internet para colaborar nas investigações, que estão atrás de redes de "robôs, WhatsApp, Twitter" que "alguém paga e financia por algum motivo".

Moraes afirmou que, dessa forma, será possível verificar se são ataques esparsos ou não. Segundo o ministro, há uma rede de ataques que pregam atos de violência contra integrantes do STF, permeada por manifestações como "dar um tiro na cabeça de ministro" e "vamos a sessão para matar os ministros".

"Tenho experiência na área para saber que não são essas acusações covardes por trás de computador, WhatsApp, que acabam virando crime. Mas é comprovado pela ciência médica e criminal que são essas acusações que acabam incentivando pessoas perturbadas (a cometerem atos de violência)", disse Moraes.

'Espernear'

Alvo de críticas da Procuradoria-Geral da República e de membros do Ministério Público, o inquérito foi aberto na semana passada por ordem do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, durante o julgamento que definiu a competência da Justiça Eleitoral para processos de crimes como corrupção quando há conexão com delitos eleitorais. A decisão foi fortemente atacada em manifestações de procuradores da República - algumas acabaram entrando no escopo do inquérito relatado por Moraes.

O ministro rebateu as reclamações do Ministério Público sobre a abertura da investigação. Para a PGR, a decisão afeta a imparcialidade que é esperada do Poder Judiciário. "Podem espernear à vontade, criticar à vontade, quem interpreta o Regimento do STF é o STF, presidente abriu o inquérito, o regimento autoriza e nós vamos prosseguir", disse o ministro.

Para Moraes, não se pode permitir ataque às instituições porque não se "gosta de uma decisão (do STF)". "Aí, prega o fechamento da instituição, prega morte de ministros, familiares." O ministro entende que essas manifestações extrapolaram a liberdade de expressão. "Ela não comporta a quebra da normalidade democrática e discurso de ódio", continuou Moraes.

Nesta terça-feira, o ministro se reuniu na parte da manhã com o número 2 da Polícia Federal, Disney Rosseti, a quem pediu a designação de um delegado para o caso. Nos últimos dias, Moraes também se reuniu em São Paulo com o setor de inteligência das Polícias Militar e Civil para tratar do processo.

Ofício

Moraes comentou ainda que as diligências no inquérito, como uma eventual quebra de sigilo, serão determinadas por ele, de ofício - ou seja, sem pedido da PF ou PGR, como costuma ser. "Inquérito é presidido pelo STF, não é pela PF com participação do Ministério Público", ressaltou o ministro.

Questionado sobre a questão do foro especial, Moraes explicou que, a partir do desenvolvimento do inquérito e da conclusão sobre os suspeitos, os fatos serão encaminhados para os juízes competentes. Ou seja, quem não tem direito de ser julgado pelo STF (como deputados, senadores e ministros do Estado) terá suas investigações enviadas para outras instâncias.

Mais cedo nesta terça-feira, o ministro Marco Aurélio ressaltou que o momento exige "temperança" e "tirar o pé do acelerador". Marco Aurélio não é um dos críticos da decisão que determinou a abertura do inquérito de 'ofício', ou seja, sem pedido da PGR. "Me posicionaria contra porque sempre quando me defronto com quadro que sinaliza prática delituosa eu aciono o Estado acusador, e o STF não é o Estado acusador, é o Estado julgador", disse o ministro.

Matérias Relacionadas

Política

MP abre investigação contra prefeito de Rio do Sul que censurou mostra LGBTQIA+

A denúncia foi apresentada pelo vereador de Florianópolis Leonel Casamal (PSol)
MP abre investigação contra prefeito de Rio do Sul que censurou mostra LGBTQIA+
Política

Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC

Na agenda, nenhum compromisso político
Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC
Política

Aprovado projeto que proíbe consumo de cigarro nos playgrounds de SC

A iniciativa prevê aplicação de multa para o infrator no valor de R$ 840
Aprovado projeto que proíbe consumo de cigarro nos playgrounds de SC
Saúde

Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá

Para o parlamentar, esta iniciativa não apenas reduzirá a fila de espera, mas também garantirá que os pacientes recebam os cuidados adequados desde cedo, diminuindo os riscos de diagnósticos tardios. 
Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá
Ver mais de Política