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Política

Modal ferroviário é tema de debate na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Encontro foi proposto pelo deputado Antídio Lunelli, presidente da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Alesc

23 Mai 2024 - 11h24Por Janici Demetrio
Modal ferroviário é tema de debate na Assembleia Legislativa de Santa Catarina  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O modal ferroviário de Santa Catarina foi o tema central da audiência pública realizada nesta quarta-feira (22), pela Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Alesc, presidida pelo deputado estadual Antídio Lunelli.

Estavam presentes, além de deputados, o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, o secretário-adjunto da pasta, Robison Coelho, o presidente da Câmara de Transporte e Logística da Fiesc, Egídio Martorano, além de representantes da Facisc e dos portos de Navegantes e Itajaí.

Na audiência, Lunelli enfatizou que o desenvolvimento da infraestrutura em Santa Catarina é essencial para que o Estado continue crescendo e o modal ferroviário é uma das necessidades.

“São projetos complexos, que se tornarão realidade em 15, 20 anos. Por isso, precisamos evoluir, começar a agir”, pontuou o parlamentar, que aproveitou para elogiar o governador Jorginho Mello pelo lançamento do Plano Estadual de Logística e Transporte (Pelt) nesta semana.

Entre os projetos em desenvolvimento elencados por Lunelli, estão o que liga Araquari e Navegantes, prevendo a implantação de 60 quilômetros, conectando o Complexo Portuário de Itajaí à malha ferroviária nacional, e um projeto básico que visa a construção de 319 quilômetros de ferrovia para ligar Chapecó a Correia Pinto, além de acesso ao Litoral.

O secretário Beto Martins afirmou que estão feitas correções nos projetos da malha ferroviária e citou a necessidade de investimentos para garantir a liderança de SC no cenário econômico.

“Ferrovia é sempre um assunto controverso, mas nós não podemos ficar para trás. O Paraná está avançando muito nessa questão e nós não podemos perder a mão. A situação do Oeste é uma prova disso. E temos exemplo de sucesso no Sul, em 164 quilômetros de ferrovia, são transportados 3,5 milhões de toneladas por ano”.

Representante da Fiesc, Egídio Martorano admitiu as dificuldades que envolvem a construção de novos trechos de linha férrea, mas disse acreditar que o Plano de Logística que está feito pelo Estado, em parceria com a Alesc, o setor produtivo e a sociedade, irá apontar as melhores soluções.

“Esse é um grande acerto do governador Jorginho. Vamos ter um raio-x completo da situação e das medidas que temos que tomar”, citou.

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