dengue
Política

Moção de Apelo pede que Governo do Estado reavalie decreto que revoga benefícios fiscais

Para os vereadores, a medida trará consequências negativas para vários segmentos da economia

13 Fev 2019 - 08h00

Os vereadores aprovaram a Moção de Apelo nº 03/2019, de autoria de Ronaldo Magal (PSD), para que o Governo do Estado avalie as consequências negativas que o Decreto Nº 1.867/2018 – que revoga benefícios fiscais no âmbito do ICMS para diversos segmentos da economia – trará para a economia de Santa Catarina. No setor da indústria, foi diferido o ICMS para artigos têxteis, de vestuário, de artefatos de couro e seus acessórios.

A moção pede para que o Governo reveja a aplicação da medida e compare com todos os benefícios que o setor têxtil oferece para o estado. Além disso, o parlamentar sugere um canal de diálogo com empresários, lideranças e entidades a fim de possibilitar uma melhor avaliação sobre as consequências negativas de tal Decreto.  

“Que o novo Governo do Estado de Santa Catarina, mantenha o setor têxtil, ativo, produtivo e competitivo, para continuar sua ascensão e recuperação não apenas financeira, mas social, ao gerar número tão expressivo de empregos como mencionado, continuando sendo um modelo para o estado e para o país e assim, contribuir igualmente para a saúde financeira e social do próprio Governo do Estado de Santa Catarina”, reforça o texto.

A Moção lembra que o setor têxtil “é um dos mais representativos de Santa Catarina, sendo responsável por 18,5% dos estabelecimentos industriais e 21,8% dos empregos da indústria catarinense, conforme levantamento mais recente datado de 2017”.

O parlamentar cita que, com a aprovação  do  Decreto, a redução da  tributação do ICMS para os clientes das indústrias têxteis que possuem depósitos ou centrais de distribuição, de 17% para 12%,  não significa efetiva redução de carga tributária, pois na  prática reduz os créditos tributários disponíveis do atacado e do varejo, aumentando os custos do comércio, o que pode levar o varejo a adquirir produtos de outros Estados prejudicando a indústria. 

“Fará com que nossos preços não sejam competitivos. Nós somos um grande polo da indústria têxtil”, lembrou.
“A indústria têxtil catarinense se creditava nesse diferencial dos 17%, que eram abatidos nos impostos. Tem que haver um equilíbrio agora”, argumentou o presidente da Câmara, Marcelindo Carlos Gruner (PTB). 

A proposição será encaminhada aos deputados estaduais, Vicente Caropreso e Julio Garcia, este último também presidente da Assembleia Legislativa.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Política

Guaramirim tem oito pré-candidatos a prefeito

Confira os pré-candidatos
Guaramirim tem oito pré-candidatos a prefeito
Geral

Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês

Obras ainda devem continuar no local
Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês
Política

Jaraguá tem oito pré-candidatos a prefeito

Duas novas pré-candidaturas foram lançadas no fim de semana
Jaraguá tem oito pré-candidatos a prefeito
Política

Bolsonaro volta a Santa Catarina nesta terça-feira (23)

Ex-presidente deve participar de eventos em Florianópolis e Camboriú
Bolsonaro volta a Santa Catarina nesta terça-feira (23)
Ver mais de Política