PolÃtica
MDB de SC se opõe à aliança com Lula e apoia manifesto pela neutralidade nas eleições presidenciais
Diretórios de 16 Estados são contrários à articulação com o PT e a possÃvel indicação de vice-presidente da chapa com o petista
Crédito: Divulgação O MDB de Santa Catarina (MDB-SC) é a favor do manifesto pela neutralidade nas eleições presidenciais de 2026. O documento, assinado por 16 diretórios estaduais e pelo presidente da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), deputado federal Alceu Moreira, foi entregue no fim da tarde desta terça-feira (3) ao presidente nacional do partido, deputado federal Baleia Rossi.
No ano em que celebra seis décadas de história, o MDB-SC quer autonomia para escolher as alianças.
“Cada Estado tem as suas particularidades, os emedebistas de Santa Catarina pensam diferente e é para respeitar as preferências de quem está conosco na base, que queremos independência e liberdade para decidir”, destaca o deputado federal Carlos Chiodini, presidente do MDB-SC e vice-presidente nacional da sigla.
O compromisso do MDB-SC é com a democracia, com o respeito à pluralidade de opiniões das lideranças e, principalmente, dos eleitores.
“Nosso partido sempre foi o ponto de equilíbrio, sempre valorizou o diálogo e sempre buscou consenso nas discussões e projetos de interesse do povo brasileiro. Entendemos que as polarizações ideológicas e extremistas atrasam o desenvolvimento do nosso país, e por isso, queremos autonomia para lutar pelas pessoas com respeito as diferenças”, diz Chiodini.
O deputado federal Rafael Pezenti também esteve participando do ato e foi categórico ao emitir sua opinião sobre a decisão do partido.
"Eu não apoiei o Lula, não apoio e não apoiarei. Acredito que esse não é o melhor caminho para o Brasil avançar. A maior parte do MDB do Brasil não quer esse caminho. O presidente Baleia Rossi aceitou o documento assinado, entendendo que o melhor caminho é a independência para que a gente não cometa os mesmos erros do passado", declarou.
Para o deputado federal Valdir Cobalchini, essa decisão converge com os anseios dos emedebistas catarinenses e mantém o partido na vanguarda da democracia.
“O MDB tomou a melhor decisão. Essa dúvida nos incomodava muito. Esse movimento dos diretórios do Brasil, dizendo não para o Lula, buscando sua independência para o MDB decidir".
A produção do manifesto tem apoio de mais da metade dos diretórios estaduais do MDB, são eles: RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MS, MT, GO, RR, AC, SE, TO, MG, AP e DF. Chiodini assinou o documento juntamente com a senadora Ivete Appel da Silveira.
Insta, Face e YouTube / contato: 47 98465-0122
Matérias Relacionadas
PolÃtica
MDB no Muro
Confira os bastidores da polÃtica com o comentarista Cláudio Prisco ParaÃso

PolÃtica
Deputado Lunelli alerta: falta de estrutura básica nos municÃpios sobrecarrega hospitais da região
Durante o encontro com secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, Lunelli destacou a importância de fortalecer a estrutura de saúde nos municÃpios menores, com aporte de recursos do governo do Estado

Economia
Trabalhadores e empregadores entregam ao governador acordo sobre o piso regional
Presidente da FIESC, Gilberto Seleme, acompanhado pelo diretor da FECESC, Ivo Castanheira, apresentou o documento a Jorginho Mello; governo encaminhará projeto de lei à ALESC

PolÃtica
Fazendo a roça
Confira os bastidores da polÃtica com o comentarista Cláudio Prisco ParaÃso

