iptu
Política

Lunelli propõe lei para incentivar turismo de motorhomes e trailers em SC

A lei não cria despesas obrigatórias, mas estabelece diretrizes para que o Estado organize o setor, estimule investimentos e aproveite melhor esse potencial econômico

02 Mar 2026 - 10h09Por Janici Demetrio
Lunelli propõe lei para incentivar turismo de motorhomes e trailers em SC - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O deputado estadual Antídio Lunelli apresentou projeto de lei que cria o Programa de Apoio ao Caravanismo em Santa Catarina — modalidade conhecida como turismo de motorhomes, trailers, campers e vans adaptadas.

Pelo projeto, o Governo poderá incentivar a criação de novas rotas turísticas, implantar pontos de apoio e áreas adequadas para estacionamento e pernoite, melhorar acessos, campings e infraestrutura, além de estimular eventos e parcerias com o setor privado.

O caravanismo é uma tendência mundial. Nos Estados Unidos e na Europa, o turismo em motorhomes movimenta bilhões de dólares por ano, com milhões de famílias viajando de forma itinerante. Durante a pandemia, o setor registrou forte crescimento, consolidando-se como alternativa segura, flexível e em contato com a natureza. No Brasil, o número de veículos recreativos e adeptos também vem aumentando, impulsionando o comércio e o turismo regional.

Para Lunelli, Santa Catarina tem vocação natural para liderar esse movimento.

“Estamos falando de famílias que viajam o ano inteiro, que consomem no comércio local, abastecem, frequentam restaurantes e conhecem várias cidades em uma única viagem. Se organizarmos essa atividade, com estrutura e planejamento, Santa Catarina pode se tornar referência nacional no turismo sobre rodas também”.

A lei não cria despesas obrigatórias, mas estabelece diretrizes para que o Estado organize o setor, estimule investimentos e aproveite melhor esse potencial econômico.

O projeto agora segue para tramitação na Assembleia Legislativa.

 InstaFace e YouTube / contato: 47 98465-0122

Matérias Relacionadas

Política

MDB no Muro

Confira os bastidores da política com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso
MDB no Muro
Política

Deputado Lunelli alerta: falta de estrutura básica nos municípios sobrecarrega hospitais da região

Durante o encontro com secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, Lunelli destacou a importância de fortalecer a estrutura de saúde nos municípios menores, com aporte de recursos do governo do Estado
Deputado Lunelli alerta: falta de estrutura básica nos municípios sobrecarrega hospitais da região
Economia

Trabalhadores e empregadores entregam ao governador acordo sobre o piso regional

Presidente da FIESC, Gilberto Seleme, acompanhado pelo diretor da FECESC, Ivo Castanheira, apresentou o documento a Jorginho Mello; governo encaminhará projeto de lei à ALESC
Trabalhadores e empregadores entregam ao governador acordo sobre o piso regional
Política

Fazendo a roça

Confira os bastidores da política com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso
Fazendo a roça
Ver mais de Política