dengue 2
Política

Lunelli, Maldaner e Berger vão disputar prévia do MDB ao governo do Estado

A votação vai ocorrer em agosto em todos os 295 municípios de SC

02 Mar 2021 - 16h34Por Janici Demetrio
Lunelli, Maldaner e Berger vão disputar prévia do MDB ao governo do Estado  - Crédito: divulgação Crédito: divulgação

O candidato do MDB ao governo catarinense para as eleições de 2022 será escolhido via prévias em que todos os filiados terão direito a voto. A medida, inédita, foi aprovada pelo diretório estadual do partido na semana passada, em Florianópolis. Três lideranças já colocaram seus nomes à disposição para representar o 15 nas urnas no ano que vem: o atual presidente, deputado federal Celso Maldaner; o senador Dário Berger; e o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli.

"O slogan da nossa gestão à frente do MDB é “mais perto das bases”, então nada mais justo do que dar voz e vez aos nossos militantes. Independentemente de quem vença as prévias, tenho certeza de que vamos nos unir para voltarmos a governar Santa Catarina",comentou Maldaner. 

Berger e Lunelli também falaram como pré-candidatos, reforçando a importância de o partido assumir seu papel histórico de protagonista na política estadual.

Na semana passada, Lunelli confirmou à Rádio Jaraguá sua intenção de concorrer ao governo do Estado. Disse inclusive, que recebeu convite de vários partidos políticos. 

"Eu sou um homem que trabalho e luto todos os dias para a mudança na nossa cidade, no nosso Estado e no nosso País. Sou um inconformado com o sistema político atual. Sou um homem que luto pela simplificação, pelo trabalho sério, honesto e transparente. É isso que precisamos. Precisamos de pessoas boas na política", disse Lunelli. 

Todos os demais interessados em concorrer à indicação têm até o final de junho para se inscrever para as prévias, marcadas para 15 de agosto. Uma comissão eleitoral será formada para discutir as regras da disputa e a logística da votação, a ser realizada nos 295 municípios do Estado. O MDB tem cerca de 187 mil filiados em Santa Catarina. 

Nas eleições de 2018, o MDB perdeu a disputa ao Governo de Santa Catarina, ainda no primeiro turno. Mauro Mariani, então candidato a governador, tinha Napoleão Bernardes (PSDB) como vice, ficou em terceiro lugar. Atrás de Gelson Merísio (PSD) e Carlos Moisés da Silva (PSL). 

Já, em 2020, os emedebistas mostraram a tradicional força nos pequenos municípios e conquistaram o maior número de prefeituras. Foram eleitos 96 prefeitos e 67 vice-prefeitos. Cinco Prefeituras estão nas 20 maiores cidades: Itajaí, Jaraguá do Sul, Brusque, Camboriú e Gaspar. Na microrregião, o MDB elegeu quatro dos cinco prefeitos. 

A confirmação da realização de prévias altera também a renovação do diretório estadual, inicialmente programada para o final de maio. Havia a possibilidade, autorizada pela cúpula nacional em todos os Estados, de os mandatos vigentes serem prorrogados por mais um ano. Mas, por sugestão de Berger, igualmente aprovada pela maioria dos diretorianos presentes no encontro, a eleição da próxima gestão emedebista ocorrerá 60 dias após a definição do candidato do partido.

Matérias Relacionadas

Política

Lunelli pede que Congresso derrube veto de Lula e mantenha fim das saidinhas

Deputado disse que a sociedade precisa da garantia de segurança e do combate à impunidade
Lunelli pede que Congresso derrube veto de Lula e mantenha fim das saidinhas
Política

Porte de droga em qualquer quantidade deve ser criminalizada, decide Senado

Senadores aprovaram na noite de terça-feira (16) a proposta de emenda à Constituição (PEC); Saiba como votaram os senadores catarinenses
Porte de droga em qualquer quantidade deve ser criminalizada, decide Senado
Política

TSE adia julgamento que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif

Não foi dado um novo prazo para o julgamento
TSE adia julgamento que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif
Geral

Alesc aprova indicação para que o Estado auxilie os municípios no controle do maruim

Iniciativa do deputado Antídio Lunelli cita necessidade de produção em larga escala de controlador do inseto
Alesc aprova indicação para que o Estado auxilie os municípios no controle do maruim
Ver mais de Política