PolÃtica
Lula propõe feriado nacional em 2 julho
Presidente encaminhou projeto de lei ao Congresso
Crédito: Janici Demetrio O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao Congresso Nacional, nesta terça-feira (1°), um projeto de lei para tornar o dia 2 de julho feriado nacional da consolidação da independência do Brasil. A data marca a expulsão definitiva das tropas portuguesas do Brasil, em 1823, um ano após a Proclamação da Independência pelo imperador Pedro I, no dia 7 de setembro de 1822.
O dia 2 de julho marca a Independência da Bahia e é feriado estadual.
"É verdade que D. Pedro fez o grito da Independência, todo mundo sabe disso, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente", afirma o presidente em vídeo postado nas redes sociais.
Nas imagens, Lula aparece ao lado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do líder do governo no Senado, Jacques Wagner (PT-BA), ambos ex-governadores baianos. O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Sidônio Palmeira, outro baiano, também acompanhava o presidente.
"Isso não é conhecido da História porque não está nos livros didáticos brasileiros. A aprovação desse projeto e a promulgação vão mostrar que além de D. Pedro, o povo baiano teve muito a ver com a nossa Independência", acrescentou Lula.
O presidente embarcou nesta tarde para Salvador, onde cumprirá agenda de celebração do dia 2 de julho na Bahia. De lá, ele viajará diretamente a Buenos Aires, para participar da Cúpula do Mercosul, que ocorre nesta quinta-feira (3).
- Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá no Insta, Face e Site
- Lista de transmissão no Instagram!
- Grupos de WhatsApp, Telegram e canal de WhatsApp
Matérias Relacionadas
PolÃtica
Renúncia e Risco
Confira os bastidores da polÃtica com o comentarista Cláudio Prisco ParaÃso

PolÃtica
TSE aprova calendário eleitoral e novidades na propaganda dos candidatos
ACAERT editará manual com as novas regras do pleito

PolÃtica
MDB no Muro
Confira os bastidores da polÃtica com o comentarista Cláudio Prisco ParaÃso

PolÃtica
Deputado Lunelli alerta: falta de estrutura básica nos municÃpios sobrecarrega hospitais da região
Durante o encontro com secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, Lunelli destacou a importância de fortalecer a estrutura de saúde nos municÃpios menores, com aporte de recursos do governo do Estado

