plantão
Política

Lula deixa UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital

Boletim médico mais recente foi divulgado no fim da manhã desta sexta

13 Dez 2024 - 12h22Por Agência Brasil
Lula deixa UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital - Crédito: Sírio Libanês / Divulgação Crédito: Sírio Libanês / Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está lúcido e orientado, alimentou-se normalmente e realizou caminhada pelos corredores do Hospital Sírio-Libanês, onde segue internado, agora em cuidados semi-intensivos, na capital paulista. A informação consta do mais recente boletim médico, divulgado às 11h20 desta sexta-feira (13).

Ontem (12), Lula teve retirado o dreno intracraniano que havia sido colocado na cirurgia da última terça-feira (10). O procedimento ocorreu “sem intercorrências”

Nesta quinta-feira, pela manhã, Lula foi submetido a um procedimento endovascular (embolização da artéria meníngea média), intervenção considerada bem-sucedida pelos médicos.

Em entrevista coletiva na parte da manhã de ontem, o médico de Lula Roberto Kalil Filho disse que a previsão de alta do presidente está mantida para o início da semana que vem.

O presidente foi submetido a uma cirurgia de emergência na última de terça-feira (10) para drenar um hematoma na cabeça, decorrente de uma queda que sofreu em outubro. Kalil garantiu que não houve novo sangramento após a drenagem e que o procedimento realizado ontem foi de caráter preventivo.

Os médicos afirmaram ainda que o exame neurológico de Lula está normal.

"Em nenhum momento ele teve nenhuma lesão cerebral", disse Kalil, ao explicar que o presidente já está "conversando, comendo e andando pra lá e pra cá".

Os médicos reafirmaram que não há nenhuma sequela e Lula é considerado "cognitivamente íntegro".

Matérias Relacionadas

Política

Caropreso e prefeito Adriano Zimmermann discutem avanços para o Complexo Multimodal de Guaramirim

O projeto contempla a construção de uma rodovia interligando a BR-280 à BR-101, no eixo Sul de Joinville, criando um corredor logístico crucial para o transporte de mercadorias.
Caropreso e prefeito Adriano Zimmermann discutem avanços para o Complexo Multimodal de Guaramirim
Política

Os cenários para 2026

Confira os bastidores da política desta quarta-feira (15) com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso
Os cenários para 2026
Política

2026 é logo ali

Confira os bastidores da política desta terça-feira (14) com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso
2026 é logo ali
Política

Manu Wolff é nomeada secretária em Balneário Piçarras

O prefeito Tiago Balt (MDB) foi quem fez o anúncio
Manu Wolff é nomeada secretária em Balneário Piçarras
Ver mais de Política