Camara Schroeder - Abril. 2026
POLÍTICA

Líderes do PSL criticam Olavo de Carvalho e defendem Mourão

23 Abr 2019 - 08h33Por Pedro Venceslau e Elizabeth Lopes

Os líderes do PSL na Câmara e no Senado, delegado Waldir (GO) e Major Olimpio (SP), criticaram nesta segunda-feira, 22, ambos em entrevista à Rádio Eldorado, a influência de Olavo de Carvalho sobre o presidente Jair Bolsonaro e saíram em defesa do vice-presidente, Hamilton Mourão, e dos ministros militares, alvo de críticas do escritor.

"O mais absurdo é um guru que vive nos Estados Unidos atacar o governo e os militares. O presidente não pode ficar à mercê dessas pessoas e pegar a opinião do 'louco do dia'", disse o deputado Delegado Waldir. Segundo ele, Bolsonaro "tem que dar um basta nesse astrólogo que comanda dois ministérios, pois as pessoas querem educação, saúde e segurança". "Basta de discutir ideologia."

Para Waldir, o País precisa "dar um passo à frente" e "parar de discutir o sexo dos anjos com um futurólogo que mora nos Estados Unidos".

O senador Major Olimpio lembrou que o vice-presidente também foi eleito e, por isso, seu papel é "indiscutível". "Ele (Olavo) diz o que quiser, mas não é um ente de governo. Se algumas pessoas do governo acompanham o pensamento dele, eu respeito isso, mas o general Mourão foi eleito com 57 milhões de votos junto com o Jair Bolsonaro. Então, é indiscutível o papel dele", disse o líder.

Segundo Olimpio, os ministros militares têm um comportamento "exemplar" nas áreas em que atuam. "Não dão canelada nem disputam espaço. São pragmáticos. Quem tira e põe ministro é o presidente."

Outros parlamentares do partido fizeram coro aos líderes. Para o deputado Coronel Tadeu (SP), o governo deve se afastar das polêmicas criadas por Olavo. "As críticas são muito bem vindas, mas vamos combinar que as dele já deu."

A deputada Carla Zambelli (SP) disse que deixou de ser seguidora do escritor. "Não sigo mais o Olavo de Carvalho há algumas semanas, quando percebi que a intenção dele (em relação ao País) não é positiva." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Política

O blefe de Lula

Confira os bastidores da política com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso
O blefe de Lula
Política

Mara Cleonice Brayer assume a Secretaria de Educação de Guaramirim

Mara Cleonice Brayer assume a Secretaria de Educação de Guaramirim
Política

Em reunião na Fazenda, Dr. Vicente defende reforço na infraestrutura energética para Jaraguá do Sul

Segundo o deputado, a manutenção da iniciativa do governo em apoiar empresas, com investimentos na ampliação do fornecimento de energia, é fundamental
Em reunião na Fazenda, Dr. Vicente defende reforço na infraestrutura energética para Jaraguá do Sul
Esportes

Definidos finalistas do Prêmio Destaque Desportivo 2025 de Jaraguá do Sul

Definidos finalistas do Prêmio Destaque Desportivo 2025 de Jaraguá do Sul
Ver mais de Política