dengue
Política

Legislativo jaraguaense completa 85 anos nesta quarta

Hoje o Legislativo está em sua 20ª legislatura e 169 pessoas já tiveram a incumbência de exercer a vereança no município. Dez delas, mulheres.

21 Abr 2021 - 09h57Por Janici Demetrio
Legislativo jaraguaense completa 85 anos nesta quarta - Crédito: Arquivo / Divulgação Crédito: Arquivo / Divulgação

Há 85 anos, no dia 21 de abril 1936, sete homens assumiam pela primeira vez o cargo de vereador em Jaraguá do Sul. Eles haviam sido eleitos no mesmo ano e tomaram posse numa reunião que ocorreu às 10h com o juiz eleitoral Francisco Carneiro Machado Rios. Esses parlamentares realizaram a primeira sessão extraordinária no dia 30 de abril daquele ano. Foi assim que a história da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul teve início. 

Hoje o Legislativo está em sua 20ª legislatura e 169 pessoas já tiveram a incumbência de exercer a vereança no município. Dez delas, mulheres. Toda essa história pode ser conferida no livro Além da Tribuna, que conta a trajetória da Câmara Municipal jaraguaense. 

Neste 21 de abril, por conta das restrições causadas pela pandemia, não haverá evento de celebração presencialmente, mas o Legislativo preparou uma série de vídeos com personalidades e os atuais vereadores do município que estão sendo publicados na página da instituição no Facebook, assim como o selo alusivo aos 85 anos da Câmara. 

O presidente da Casa de Leis jaraguaense, o vereador Onésimo Sell, também prestou sua homenagem à data e gravou um vídeo – em nome da instituição – ressaltando a trajetória da Câmara, a importância de a população acompanhar os trabalhos e as conquistas alcançadas pela comunidade através do Legislativo e as bandeiras levantadas durante essas mais de oito décadas, como a busca pela industrialização da cidade e a geração de emprego. 

“Os vereadores e vereadoras são os fiscalizadores, acompanhando a aplicação dos recursos públicos, mas também são os elos entre a população – com suas demandas – e quem pode resolvê-las. Estamos aqui, diariamente, para ouvir a população. E esta é uma função da qual jamais poderemos nos furtar. Pelo contrário, este é o nosso dever: garantir o direito da população em ter acesso às políticas públicas”. 

Ele também falou sobre os desafios que se apresentam para o futuro do município. 

“O Legislativo precisa estar ao lado da comunidade nas próximas etapas que Jaraguá do Sul enfrentará. Temos, como Casa de Leis, a responsabilidade de estarmos atentos àquilo que a nossa cidade venha a necessitar como prioridade nos próximos anos. A modernização de sua economia, com a chamada ‘indústria limpa’, envolvendo empreendimentos de tecnologia e inovação, é discutida por aqui e precisa receber cada vez mais atenção”, frisou. 

 

Matérias Relacionadas

Política

PP anuncia Niura Demarchi como pré-candidata à prefeitura de Jaraguá do Sul

Niura já ocupou o cargo de senadora da República
PP anuncia Niura Demarchi como pré-candidata à prefeitura de Jaraguá do Sul
Política

Deputados estaduais cobram aumento de efetivo da PRF em SC

Comissão de Transportes, presidida pelo deputado Antídio Lunelli, reforça apelo por mais segurança
Deputados estaduais cobram aumento de efetivo da PRF em SC
Política

Prefeito de Jaraguá passa por cirurgia de emergência

Em publicação nas redes sociais, Jair Franzner disse que até terça-feira (16) estará se recuperando e na quarta-feira (17) retorna ao trabalho
Prefeito de Jaraguá passa por cirurgia de emergência
Geral

Com mais de 500 inscritos, Guaramirim será palco de Seminário Sobre educação Inclusiva

Evento proposto pelo deputado Dr. Vicente Caropreso acontecerá na próxima segunda-feira
Com mais de 500 inscritos, Guaramirim será palco de Seminário Sobre educação Inclusiva
Ver mais de Política