POLÍTICA
Justiça condena ex prefeitos de Igarapava à prisão por fraude em licitações
Dois ex prefeitos da cidade de Igarapava (SP) foram condenados à prisão por supostamente comandarem organização criminosa que fraudava licitações e por usurpação de função pública entre 2012 e 2016, na gestão de Carlos Augusto Freitas, o Carlão.
Eleito prefeito da cidade de cerca de 30 mil habitantes pelo PDT, Carlão tentou a reeleição em 2016 pelo PSD, sem sucesso. Ele foi condenado a 14 anos e 11 meses de reclusão, em regime fechado, e 36 anos e dois meses de detenção, em regime semiaberto.
Seu irmão, Sérgio Augusto Freitas, foi sentenciado a 13 anos e quatro meses de reclusão, em regime fechado, e a 26 anos e seis meses de detenção, em regime semiaberto.
Segundo o juiz Joaquim Augusto Simões Freitas, os irmãos 'exerciam a liderança da organização criminosa' e atuavam na identificação e cooptação de pessoas e empresas interessadas em prestar serviços ao município mediante pagamento de propinas.
Os políticos também estão respondendo a outras quatro ações penais na Justiça de Igarapava.
Os irmãos já haviam sido condenados por corrupção no início de 2019 e, em 2017, por casos relacionados a este processo e cumpriam prisão preventiva.
Sérgio foi condenado por homicídio em 2018, acusado de ser o mandante do assassinato do prefeito de Igarapava Gilberto Soares dos Santos, o 'Giriri', em 1998. Ele era o vice-prefeito na época, pelo PTB.
COM A PALAVRA, A DEFESA
A defesa de Sérgio Augusto Freitas declarou que vai recorrer. Também criticou o desmembramento do processo e alegou que a condenação foi fruto de delações e escutas ilegais.
O advogado de Carlos Augusto Freitas não foi localizado.

Matérias Relacionadas
Política
Entrevista do vereador Jeferson Cardozo no Diário da Jaraguá
Parlamentar participou do jornal da Rádio Jaraguá na manhã desta quarta-feira (20)

Política
Joe Biden toma posse como presidente dos EUA em evento virtual
Pandemia e ataque ao Capitólio esvaziaram cerimônia
Política
Vereadores de Jaraguá criam projeto para facilitar criação de datas comemorativas
Objetivo é unificar as datas em um único projeto de lei que cria o Calendário Oficial do Município

Política
Rodrigo Livramento fala sobre início de mandato no Legislativo jaraguaense
A partir desta semana a Rádio Jaraguá realiza entrevistas com os vereadores de Jaraguá do Sul
