transito
Política

Jaraguá sai na frente com projeto que oferece curso gratuito a quem enfrenta vulnerabilidade social

Idealizado pelo presidente da Câmara, vereador Luiz Fernando Almeida, o programa "Preparar para o Futuro" oferece cursos gratuitos para vestibulares, ENEM, concursos, cursos técnicos e EJA

14 Mai 2025 - 06h50Por Janici Demetrio
Jaraguá sai na frente com projeto que oferece curso gratuito a quem enfrenta vulnerabilidade social  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Em uma cidade reconhecida nacionalmente pela força da sua economia, o acesso à educação ainda é um desafio para muitos. Pensando em transformar essa realidade, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira (12), o projeto de resolução que cria o programa “Preparar para o Futuro”.

A iniciativa inédita no país é de autoria do presidente da Câmara, vereador Luiz Fernando Almeida e leva a assinatura do parlamentar Fernando Alflen. 

O projeto, segundo, Almeida, nasce com um propósito claro: oferecer oportunidades reais de transformação social por meio da educação. O programa atende jovens e adultos historicamente invisibilizados pelo sistema educacional, dando a eles uma nova chance de sonhar — e conquistar.

“Enquanto muitos ainda tratam a educação como privilégio, nós escolhemos encará-la como uma urgência social. Esse projeto é uma trincheira contra o destino imposto pela desigualdade,” afirmou Almeida durante a sessão.

O “Preparar para o Futuro” será executado pela Escola do Legislativo, com equipe técnica qualificada. Todo investimento será custeado com recursos próprios da Câmara, sem repasses adicionais nem qualquer custo para os alunos.

As vagas serão prioritariamente destinadas a famílias de baixa renda, moradores de áreas de risco ou em condições precárias, especialmente as chefiadas por mulheres ou com pessoas com deficiência. O projeto também garante cotas específicas para jovens da Câmara Mirim, acolhidos institucionais e pessoas com deficiência, promovendo não apenas acesso, mas pertencimento e continuidade na jornada educacional.

SERVIÇO - Quem pode participar:

Jovens no último ano do Ensino Médio ou egressos;

Pessoas com 18 anos ou mais que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio;

Estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais;

Moradores de Jaraguá do Sul há pelo menos 3 anos;

Famílias com renda de até 5 salários mínimos.

Inscrições:

Pelo site ou aplicativo da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, na área da Escola do Legislativo.

Documentos necessários:

RG, CPF, comprovante de residência, declaração de escolaridade, comprovante de renda e outros conforme edital.

Quando:

O processo seletivo será realizado anualmente ou semestralmente, com cronograma divulgado no aplicativo da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.

Matérias Relacionadas

Política

Até tu, Datafolha?

Confira os bastidores da política com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso
Até tu, Datafolha?
Geral

Descarte irregular de lixo em SC pode gerar multa de R$ 500

A nova lei proíbe o descarte de lixo em vias públicas, prevê multa para quem for flagrado jogando resíduos em locais como ruas, rodovias, praças, praias e parques
Descarte irregular de lixo em SC pode gerar multa de R$ 500
Política

Bolsonaro deverá lançar Carlos ao Senado por Santa Catarina

Nas redes sociais, o filho do ex-presidente admitiu a possibilidade
Bolsonaro deverá lançar Carlos ao Senado por Santa Catarina
Política

Câmara de Guaramirim aprova em primeira votação reforma administrativa na Prefeitura

Projeto foi votado em sessão na noite de quinta-feira (12)
Câmara de Guaramirim aprova em primeira votação reforma administrativa na Prefeitura
Ver mais de Política