transito
Política

Jaraguá é destaque nacional no Índice de Gestão Municipal Aquila

03 Ago 2021 - 16h28Por Janici Demetrio
Jaraguá é destaque nacional no Índice de Gestão Municipal Aquila - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Jaraguá do Sul está em primeiro lugar no Índice de Gestão Municipal Aquila (Igma) dentre todos os municípios brasileiros com mais de cem mil habitantes. O índice leva em conta cinco categorias para análise: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. Jaraguá ganhou 73,34 de Igma. Toledo, no Paraná, segundo colocado, tem Igma de 73,23. Jaraguá está bem acima dos dez primeiros municípios classificados na categoria “desenvolvimento socioeconômico e ordem pública”, com índice 81,76 (vai de zero a 100). 

Para se ter uma ideia desse destaque, o segundo colocado no índice geral teve 68,24 de índice em “desenvolvimento socioeconômico”. A empresa Aquila, que desenvolve o sistema de avaliação, é uma multinacional brasileira de consultoria de gestão, no ranking FDC das multinacionais e mapeada pelo relatório Source Global Research, instituição britânica de referência em pesquisas no segmento.

O prefeito Antídio Aleixo Lunelli comemorou a conquista e destacou que é preciso continuar nesta linha de trabalho para manter os índices.

“É muito gratificante começar a semana com uma boa notícia como esta. O reconhecimento ao nosso modelo de gestão é combustível para continuarmos nesse trabalho. É uma gestão que dá resultados. Parabéns a toda a equipe e obrigado Jaraguá do Sul”, agradeceu ele.


Indicadores 

O Igma é formado por 41 indicadores alimentados por fontes públicas, processados por meio de um algoritmo que fornece um índice consolidado por município. É atualizado em tempo real, automaticamente. Entre os indicadores da categoria “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública” está o PIB per capita, jovens que completaram o ensino médio, renda domiciliar per capita, entre outros.

Na “infraestrutura e mobilidade”, as condições ambientais urbanas, condições habitacionais e infraestrutura urbana. Na saúde e bem-estar, cobertura Estratégia Saúde da Família, expectativa de vida ao nascer, número de leitos hospitalares SUS por mil habitantes. Na Educação, o analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais, expectativa de anos de estudo, taxa de abandono nos anos finais do ensino fundamental, entre outros. Eficiência fiscal e transparência leva em conta o percentual de endividamento, autonomia fiscal e capacidade de investir.

As informações completas sobre as cidades excelentes estão no site do Igma

Matérias Relacionadas

Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Política

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Política

Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público

Atualmente, de acordo com dados de um estudo apresentado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a PMSC conta com 9.580 policiais
Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público
Política

Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli participam de evento com Bolsonaro e Jorginho

Encontro ocorreu na terça-feira (23), em Florianópolis, durante passagem do ex-presidente por SC
Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli participam de evento com Bolsonaro e Jorginho
Ver mais de Política