dengue 2
Política

Jaraguá abriu 542 empresas em dois meses

Prefeitura atribui os bons resultados ao trabalho de desburocratização dos processos que vem sendo feito desde 2017

04 Mar 2021 - 15h30Por Redação
Jaraguá abriu 542 empresas em dois meses  - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, já contabiliza os frutos do trabalho que vem sendo feito desde 2017 para a desburocratização dos processos de abertura e regularização de empresas.

Jaraguá do Sul foi um dos primeiros municípios do Estado a regulamentar a Lei de Liberdade Econômica, trazendo novas regras para reduzir a burocracia nas atividades econômicas. A desburocratização, aliás, é um tema defendido pela administração municipal e as ações desenvolvidas até agora, mostram que este é o caminho do progresso.  

Em quatro anos, o número de empresas cadastradas ou regularizadas vem crescendo significativamente. Em 2017, início do processo de desburocratização, foram registradas 1.180 aberturas de empresas no município. Em 2018, este número saltou para 1.763, em 2019 foram 2.540 cadastros abertos e em 2020, mesmo com os efeitos da pandemia, o município registrou 2.660 aberturas, um saldo considerado bastante positivo segundo o chefe de pesquisa e informação, Ricardo Amadio. De acordo com ele 2021 promete ainda mais avanços, tendo em vista que, até agora, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação já contabiliza 542 aberturas de empresas, com destaque para fevereiro, que teve 411 cadastros, praticamente o dobro do registrado em fevereiro de 2020 (219 cadastros).

“O Município se tornou um ambiente propício para abertura de negócios ou a regularização dos que já estão instalados”, reforça o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Daniel Gustavo Schmitz de Arruda.

Pra se ter uma ideia do quanto a desburocratização facilita e impulsiona o desenvolvimento econômico, atualmente, um cadastro tributário para regularização de empresa, fica pronto em até 24 horas. Este prazo, lá em 2017, era de dois meses.

“Nós oferecemos um suporte muito grande para atender aos empresários, seja na central do empreendedor, uma sala física aqui na prefeitura, ou mesmo através do site da prefeitura, acessando a aba “Empresas”, que centraliza vários serviços ao empreendedor”, acrescenta Amadio.

Com o caminho cada vez mais facilitado para a abertura ou regularização de empresas em Jaraguá do Sul, a secretaria lembra aos empreendedores que existe, ainda, a possibilidade da Consulta de Viabilidade, disponível de forma totalmente online no site da prefeitura (aba “Empresas). Este serviço pode evitar possíveis entraves, isso porque, mesmo sem a necessidade de alvarás, as normas vigentes devem ser observadas.

Matérias Relacionadas

Política

Guaramirim tem oito pré-candidatos a prefeito

Confira os pré-candidatos
Guaramirim tem oito pré-candidatos a prefeito
Geral

Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês

Obras ainda devem continuar no local
Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês
Política

Jaraguá tem oito pré-candidatos a prefeito

Duas novas pré-candidaturas foram lançadas no fim de semana
Jaraguá tem oito pré-candidatos a prefeito
Política

Bolsonaro volta a Santa Catarina nesta terça-feira (23)

Ex-presidente deve participar de eventos em Florianópolis e Camboriú
Bolsonaro volta a Santa Catarina nesta terça-feira (23)
Ver mais de Política