dengue
Política

Jaraguá do Sul é o terceiro do Estado em Efetividade da Gestão Municipal

O índice é composto pela combinação de dados governamentais, dados de prestação de contas e informações levantadas a partir de respostas em sete questionários eletrônicos feitos pelo TCE

17 Jun 2021 - 07h29Por Janici Demetrio
Jaraguá do Sul é o terceiro do Estado em Efetividade da Gestão Municipal - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Jaraguá do Sul obteve a terceira colocação entre os 295 municípios de Santa Catarina no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM-2019), divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado, nesta semana. Com índice de 0,73, Jaraguá do Sul cresceu 23 posições em relação ao ano anterior.

A notícia chegou ao prefeito Antídio Aleixo Lunelli na manhã desta quarta-feira (16), dia do aniversário dele, o que o deixou ainda mais motivado.

“É uma satisfação muito grande saber que aquilo que estamos fazendo na gestão municipal está se refletindo em resultados tão positivos”, comemorou Lunelli.

Para chegar aos resultados, o Tribunal de Contas do Estado avaliou aspectos de desempenho da Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança e Tecnologia da Informação. Estas dimensões foram selecionadas a partir de suas posições estratégicas no contexto das políticas públicas. O conteúdo é decorrente das respostas dos jurisdicionados à pesquisa que vem sendo implementada pelos Tribunais de Contas do Brasil, desde 2015, seguindo recomendações e decisões do Instituto Rui Barbosa (IRB).

O índice é composto pela combinação de dados governamentais, dados de prestação de contas e informações levantadas a partir de respostas em sete questionários eletrônicos feitos pelo TCE.

Essa ferramenta de fiscalização pode, inclusive, motivar o cidadão e outros agentes a exercerem o chamado controle social sobre a gestão da coisa pública municipal, habilitando-se a verificar se as técnicas e políticas de gestão empregadas estão adequadas às melhores práticas de processos e controles.

Confira o Índice de Efetividade da Gestão Municipal

Matérias Relacionadas

Política

PL de Guaramirim firma parceria com PRD, PSDB e Republicanos para as eleições 2024

Encontro ocorreu nesta segunda-feira (15)
PL de Guaramirim firma parceria com PRD, PSDB e Republicanos para as eleições 2024
Política

TSE volta a julgar cassação do senador Jorge Seif

O processo é por abuso de poder econômico na campanha eleitoral e, em caso de condenação, pode resultar na perda do mandato e até na realização de novas eleições
TSE volta a julgar cassação do senador Jorge Seif
Política

PP anuncia Niura Demarchi como pré-candidata à prefeitura de Jaraguá do Sul

Niura já ocupou o cargo de senadora da República
PP anuncia Niura Demarchi como pré-candidata à prefeitura de Jaraguá do Sul
Política

Deputados estaduais cobram aumento de efetivo da PRF em SC

Comissão de Transportes, presidida pelo deputado Antídio Lunelli, reforça apelo por mais segurança
Deputados estaduais cobram aumento de efetivo da PRF em SC
Ver mais de Política