dengue 2
POLÍTICA

Governo concordou com recriação de ministérios, diz porta-voz

07 Mai 2019 - 21h49Por Mariana Haubert

O porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro já considerava a possibilidade de desmembrar o Ministério do Desenvolvimento Regional e, por isso, não se opôs à decisão do Congresso de recriar os Ministérios das Cidades e da Integração Nacional.

"O presidente, juntamente com presidentes do Congresso, identificou a possibilidade de melhorar a estruturação do governo com separação de ministérios ... para fortalecer ações do governo e dar mais eficiência à máquina pública. A possibilidade do desmembramento de pastas já estava no espectro do presidente", disse Rêgo Barros.

O porta-voz ressaltou ainda que, se o Congresso aprovar a autonomia do Banco Central, ele deixará de ter status de ministério, e o governo manterá sua estrutura com 22 pastas, igual ao número originalmente desenhado por Bolsonaro.

O presidente se reuniu na manhã de hoje com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e com o líder do governo na Casa, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Ele é o relator da Medida Provisória 870, que altera a estrutura administrativa do Executivo federal.

No encontro, os parlamentares discutiram o desmembramento do Ministério do Desenvolvimento Regional com a consequente recriação dos Ministérios das Cidades e da Integração Nacional.

O senador fez 18 alterações no texto da MP para atender a demandas de parlamentares. O relatório foi lido nesta terça-feira, 7, em comissão mista formada por deputados e senadores. O governo quer votar o texto amanhã no colegiado. Líderes do Centrão, no entanto, prometeram obstruir a sessão pedindo que sejam contadas 48 horas desde a leitura do parecer para analisar a medida. A possibilidade de obstrução foi citada pelo líder do PP na Câmara, Arthur Lira (AL). O relator, por sua vez, disse que "divergências" são normais e que vai trabalhar para apresentar argumentos aos membros da comissão e votar a proposta na quarta.

Matérias Relacionadas

Política

Guaramirim tem oito pré-candidatos a prefeito

Confira os pré-candidatos
Guaramirim tem oito pré-candidatos a prefeito
Geral

Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês

Obras ainda devem continuar no local
Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês
Política

Jaraguá tem oito pré-candidatos a prefeito

Duas novas pré-candidaturas foram lançadas no fim de semana
Jaraguá tem oito pré-candidatos a prefeito
Política

Bolsonaro volta a Santa Catarina nesta terça-feira (23)

Ex-presidente deve participar de eventos em Florianópolis e Camboriú
Bolsonaro volta a Santa Catarina nesta terça-feira (23)
Ver mais de Política