Delivery Much
POLÍTICA

Governo concordou com recriação de ministérios, diz porta-voz

07 Mai 2019 - 21h49Por Mariana Haubert

O porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro já considerava a possibilidade de desmembrar o Ministério do Desenvolvimento Regional e, por isso, não se opôs à decisão do Congresso de recriar os Ministérios das Cidades e da Integração Nacional.

"O presidente, juntamente com presidentes do Congresso, identificou a possibilidade de melhorar a estruturação do governo com separação de ministérios ... para fortalecer ações do governo e dar mais eficiência à máquina pública. A possibilidade do desmembramento de pastas já estava no espectro do presidente", disse Rêgo Barros.

O porta-voz ressaltou ainda que, se o Congresso aprovar a autonomia do Banco Central, ele deixará de ter status de ministério, e o governo manterá sua estrutura com 22 pastas, igual ao número originalmente desenhado por Bolsonaro.

O presidente se reuniu na manhã de hoje com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e com o líder do governo na Casa, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Ele é o relator da Medida Provisória 870, que altera a estrutura administrativa do Executivo federal.

No encontro, os parlamentares discutiram o desmembramento do Ministério do Desenvolvimento Regional com a consequente recriação dos Ministérios das Cidades e da Integração Nacional.

O senador fez 18 alterações no texto da MP para atender a demandas de parlamentares. O relatório foi lido nesta terça-feira, 7, em comissão mista formada por deputados e senadores. O governo quer votar o texto amanhã no colegiado. Líderes do Centrão, no entanto, prometeram obstruir a sessão pedindo que sejam contadas 48 horas desde a leitura do parecer para analisar a medida. A possibilidade de obstrução foi citada pelo líder do PP na Câmara, Arthur Lira (AL). O relator, por sua vez, disse que "divergências" são normais e que vai trabalhar para apresentar argumentos aos membros da comissão e votar a proposta na quarta.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Política

Prefeito de Massaranduba, Armindo Sésar Tassi, fala sobre inicio do mandato

Tassi participou ao vivo do Diário da Jaraguá desta sexta-feira (15)
Prefeito de Massaranduba, Armindo Sésar Tassi, fala sobre inicio do mandato
Política

Prefeitura de Jaraguá anuncia novos nomes do primeiro escalão

Os quatro novos integrantes da equipe comandarão as secretarias de Desenvolvimento Econômico, da Transparência e Integridade, e de Desenvolvimento Rural e Agricultura, bem como a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente
Prefeitura de Jaraguá anuncia novos nomes do primeiro escalão
Política

Prefeitura de Guaramirim anuncia secretariado

Os novos secretários municipais começam a atuar a partir da próxima semana.
Prefeitura de Guaramirim anuncia secretariado
Política

Vereadores e assessores terão apresentação institucional da prefeitura de Jaraguá

Áreas como contabilidade, orçamento, licitações estarão sendo apresentadas por servidores municipais, gerando um intercâmbio de informações e esclarecimento necessários para a atuação dos assessores e vereadores
Vereadores e assessores terão apresentação institucional da prefeitura de Jaraguá
Ver mais de Política