Política

"Falta autoridade", taxou Caropreso diante do crescimento de infectados pelo coronavírus

A crítica é dirigida ao governo do Estado

26 Nov 2020 - 06h23Por Janici Demetrio

“O momento exige postura de estadista. Não é hora de fazer média, é hora de proteger a vida das pessoas”, afirmou o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) durante a sessão legislativa desta quarta-feira (25). A crítica é dirigida ao governo do Estado, que na avaliação do parlamentar não está agindo com autoridade na fiscalização do cumprimento das normas sanitárias e de distanciamento social. 
 
No mapa de risco divulgado pelo  governo estadual na quarta-feira (25), 13 das 16 regiões  estão em risco gravíssimo para coronavírus, revelando que este é o pior momento da pandemia no Estado, que registra recordes constantes de pessoas infectadas.
 
“Há um risco altíssimo do colapso no sistema de saúde. UTIs estão lotadas em várias cidades e equipes médicas saturadas ou desfalcadas devido à extensão da pandemia.  Não é hora para afrouxar (medidas de restrição) é hora de apertar para salvar vidas, atuar firmemente. É preciso mostrar autoridade e tá faltando isso”, alertou o deputado, que é médico neurologista e integrante do Grac - Grupo Estadual de Ações Coordenadas, que monitora as ações de controle da pandemia. Ele também é vice-presidente da Comissão de Saúde da Alesc.
 
Decreto adéqua atividades econômicas com regras do governo estadual

Preocupação com  festas de fim de ano 
 
O deputado relatou ter visto vários estabelecimentos que deixaram de oferecer álcool em gel aos clientes e que as pessoas já não estão usando máscara. “As pessoas já não estão se importando em se aglomerar, fazer festas. Querem o afrouxamento das medidas restritivas. O resultado está aí.”
 
Dr. Vicente também revelou preocupação com a proximidade do natal, já que as campanhas publicitárias estimulam o consumo e, com isso, as aglomerações. “Os dados deste momento são mil vezes piores do que os registrados em março, quando houve o lockdown. Estamos próximos do fim do ano, momento em que as pessoas querem confraternizar, mas é preciso orientar que neste ano isso não poderá acontecer.”
 
Campanha publicitária
 
Em pronunciamentos constantes no plenário e em reunião com a governadora em exercício, Daniela Reinehr, Dr. Vicente cobrou uma ação mais efetiva de comunicação para orientar e exigir da população colaboração e o cumprimento das normas sanitárias e de distanciamento social.
 

Matérias Relacionadas

Política

MP abre investigação contra prefeito de Rio do Sul que censurou mostra LGBTQIA+

A denúncia foi apresentada pelo vereador de Florianópolis Leonel Casamal (PSol)
MP abre investigação contra prefeito de Rio do Sul que censurou mostra LGBTQIA+
Política

Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC

Na agenda, nenhum compromisso político
Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC
Política

Aprovado projeto que proíbe consumo de cigarro nos playgrounds de SC

A iniciativa prevê aplicação de multa para o infrator no valor de R$ 840
Aprovado projeto que proíbe consumo de cigarro nos playgrounds de SC
Saúde

Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá

Para o parlamentar, esta iniciativa não apenas reduzirá a fila de espera, mas também garantirá que os pacientes recebam os cuidados adequados desde cedo, diminuindo os riscos de diagnósticos tardios. 
Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá
Ver mais de Política