dengue
POLÍTICA

Ex-presidente do PSDB, Eduardo Azeredo se desfilia do partido

21 Mai 2019 - 13h24Por Leonardo Augusto, especial para a AE

O ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, pediu desfiliação do PSDB alegando motivos pessoais para a saída do partido do qual foi presidente nacional de 2005 a 2007.

O agora ex-tucano foi condenado no ano passado a 20 anos e um mês de prisão por envolvimento no esquema que ficou conhecido como mensalão mineiro. Ele iniciou o cumprimento da pena em 23 de maio de 2018 em um batalhão do Corpo de Bombeiros na zona sul de Belo Horizonte.

O diretório estadual do partido, em nota, disse ter sido informado da desfiliação por familiares do ex-governador depois de o pedido ser protocolado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). O texto diz ainda que a legenda não fará comentários sobre a desfiliação, por se tratar de iniciativa de foro pessoal do ex-tucano.

"O diretório estadual do PSDB-MG informa que o Sr. Eduardo Azeredo deu ciência ao partido, através de sua família, que protocolou perante o Tribunal Regional Eleitoral de MG sua desfiliação partidária do PSDB. As razões que motivaram sua decisão, por serem de caráter pessoal e de foro íntimo, não serão objeto de comentários deste diretório", diz a nota. O TRE informou que o cancelamento da filiação de Eduardo Azeredo ocorreu em 8 de maio.

Convenção

A saída do ex-governador do partido acontece no mesmo mês em que será realizada a convenção nacional do PSDB, marcada para o próximo dia 31. O governador de São Paulo, João Doria, deverá ter forte influência na composição do novo diretório.

O PSDB elabora um texto que estabelece regras internas para filiados flagrados em supostos esquemas de corrupção. O partido poderá estabelecer regras que afastariam tucanos réus criminais e expulsariam condenados em segunda instância. Na proposta já formulada pelo atual comando do PSDB, o partido passará a ter formalmente um código de ética.

O mensalão mineiro foi como ficou conhecido o esquema, segundo acusação da Procuradoria-Geral da República, de desvio de recursos de empresas públicas de Minas Gerais, como o então Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge) para o financiamento da campanha de Azeredo à reeleição em 1998, disputa em que o tucano foi derrotado pelo ex-presidente Itamar Franco.

Matérias Relacionadas

Política

Publicadas listas de mesários convocados em Santa Catarina para as Eleições 2024

Nos cinco municípios da microrregião, foram convocados 2.561 mesários para atuar nas seções eleitorais
Publicadas listas de mesários convocados em Santa Catarina para as Eleições 2024
Política

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Transferência temporária de seção pode ser confirmada no e-título
Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar
Geral

Nova ponte do Portal receberá o nome de Ponte Eduardo Ferreira Horn

Iniciativa é dos deputados Antídio Lunelli e Vicente Caropreso
Nova ponte do Portal receberá o nome de Ponte Eduardo Ferreira Horn
Política

Justiça Eleitoral avalia todos os pedidos de candidaturas de Jaraguá do Sul

Um candidato a vereador teve pedido de registro impugnado pelo TRE
Justiça Eleitoral avalia todos os pedidos de candidaturas de Jaraguá do Sul
Ver mais de Política