transito
POLÍTICA

Ex-presidente da Previ diz que acusações feitas em delação de Palocci são falsas

26 Nov 2018 - 16h53Por Ricardo Brandt

O ex-presidente da Previ Ricardo Flores afirmou, em nota, que as acusações feitas contra ele na delação premiada do ex-ministro Antônio Palocci são "rigorosamente falsas".

Em delação à Polícia Federal, Palocci relatou suposta atuação criminosa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para viabilizar o projeto de nacionalizar a indústria naval e arrecadar recursos para "quatro ou cinco" campanhas do PT - em especial, a primeira eleição de Dilma Rousseff, em 2010 -, à reboque da descoberta do pré-sal.

Segundo Palocci, Lula e Dilma teriam determinado indevidamente a cinco ex-dirigentes dos fundos de pensão do Banco do Brasil (Previ), da Caixa Econômica Federal (Funcef) e da Petrobras (Petros), indicados aos cargos pelo PT, que capitalizassem o "projeto sondas".

Na delação, cinco ex-dirigentes são citados: Sérgio Rosa e Ricardo Flores (Previ), Guilherme Lacerda (Funcef) e Wagner Pinheiro e Luís Carlos Affonso (Petros). "Afirmo que as acusações apresentadas são rigorosamente falsas. Não se sustentam à luz dos fatos e serão desmascaradas e descobertos a que interesses escusos atendem", declarou Ricardo Flores.

A Funcef também emitiu nota após a divulgação do conteúdo da delação afirmando que contribui para a aprovação de provas em auxílio à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal.

Seguem as notas na íntegra:

COM A PALAVRA, RICARDO FLORES
"Em respeito aos leitores do Estadão repudio mais uma vez, indignado, a citação de meu nome por Antônio Palocci em acusações tão absurdas e maledicentes que me obrigam a imediatamente processá-lo criminalmente por calúnia, e responsabilizá-lo por danos à minha imagem e reputação construída ao longo de anos de trabalho.

Afirmo que as acusações apresentadas são rigorosamente falsas. Não se sustentam à luz dos fatos e serão desmascaradas e descobertos a que interesses escusos atendem.

O ex-ministro Palocci 'esquece' de citar que o indeferimento do segundo aporte no FIP Sondas (Sete Brasil), em novembro/2011, salutar para as finanças da Previ, ocorreu na minha gestão, conforme farta e incontestável documentação técnica. Dessa forma, como pode o ex-ministro dizer que a Previ foi alvo de pressão para investir se a própria Previ, na minha gestão, indeferiu novos investimentos no FIP Sondas (Sete Brasil)?

Já apresentei às autoridades competentes, por iniciativa própria, provas documentais que atestam a falsidade e leviandade dessas acusações.

Acrescento que a Governança da PREVI, Entidade que presidi com muito orgulho e dedicação, é bem consolidada e reconhecida mundialmente pela solidez e rigor na análise de todos os investimentos que são realizados. Dessa forma, todo e qualquer pleito ou investimento oferecido à Previ, caso não atenda aos interesses primordiais dos participantes, são indeferidos ou sequer analisados, sempre com decisões colegiadas e assentadas em corpo técnico de reconhecida competência e idoneidade.

Ainda, importante desmentir que a minha indicação para presidência da Previ esteja vinculada a questões políticas, visto que não sou e nunca fui filiado a qualquer partido político, e a minha trajetória profissional como funcionário do Banco do Brasil teve início como menor-aprendiz, em 1978, e seguiu ao longo de décadas, atuando em várias funções de natureza estatutária.

Permaneço à disposição das autoridades para esclarecer eventuais dúvidas que possam ainda remanescer sobre qualquer assunto ligado à minha administração na PREVI, bem como contribuir com as investigações para a busca da verdade real".

COM A PALAVRA, A FUNCEF
"A FUNCEF informa que mantém em sua estrutura as Comissões Técnicas de Apuração (CTAs), que analisam os Fundos de Investimentos (FIPs) realizados no passado. Além disso, a FUNCEF foi o primeiro fundo de pensão a se tornar assistente da acusação nas apurações do Ministério Público Federal e da Polícia Federal acerca dos investimentos que estão sendo investigados pela Operação Greenfield. Importante enfatizar que, como assistente de acusação, a FUNCEF tem acesso a todas as provas produzidas no âmbito das investigações, bem como contribui ativamente na produção de provas para auxiliar ao MPF e PF".

Matérias Relacionadas

Política

Vereadora de Guaramirim quer distribuição de uniformes para alunos da rede municipal

A indicação será encaminhada ao Executivo Municipal
Vereadora de Guaramirim quer distribuição de uniformes para alunos da rede municipal
Política

Nunca antes o Brasil se esforçou tanto pelo título de republiqueta das bananas

Confira os bastidores da política com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso
Nunca antes o Brasil se esforçou tanto pelo título de republiqueta das bananas
Política

Câmara de Jaraguá do Sul propõe emenda para reforçar controle sobre afastamentos de vereadores

Nove vereadores assinaram o Projeto
Câmara de Jaraguá do Sul propõe emenda para reforçar controle sobre afastamentos de vereadores
Política

Deputado Lunelli cobra unidade para tratamento pediátrico de câncer em Jaraguá do Sul

Atualmente, crianças e adolescentes precisam ir para outras regiões do Estado para receberem tratamento
Deputado Lunelli cobra unidade para tratamento pediátrico de câncer em Jaraguá do Sul
Ver mais de Política