dengue
Câmara de Vereadores

Empossados os vereadores mirins de 2019 de Jaraguá do Sul

Solenidade lotou o plenário da Câmara de Vereadores na tarde de quarta-feira

14 Mar 2019 - 06h30Por CMJS

Na quarta-feira (13), em cumprimento ao Regimento Interno da Câmara Mirim, aconteceu a Sessão Solene de posse dos Vereadores Mirins eleitos em 2018 para a Legislatura de 2019. A cerimônia no plenário da Câmara, foi conduzida pela vereadora mirim Júlia Helena Grützmacher e contou com a presença de autoridades locais e familiares dos estudantes empossados. Esta é a 10ª legislatura.

O objetivo do programa é promover a interação com estudantes da rede pública e particular de ensino, permitindo a compreensão do papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive.

O secretário da mesa diretora, vereador Isair Moser, representou o presidente da Câmara, Marcelindo Carlos Gruner que, por motivo de agenda, não pôde comparecer à solenidade. Em seu discurso, Moser frisou a importância da participação das escolas no programa Vereador Mirim, disse que é um passo fundamental para a cidadania. “É importante conhecer, para poder cobrar depois”, disse ele. 

O prefeito Antídio Lunelli ressaltou a grande oportunidade que os estudantes estão tendo de exercer a cidadania e conhecer como funciona o setor público. “É através do estudo, da dedicação e do entendimento que teremos um mundo melhor. Estudem muito. Atirar pedras é fácil, temos que participar, para mudar.”, aconselhou. 

O gerente regional de educação, Fernando Alflen, parabenizou a Câmara de Vereadores pelo programa e acrescentou que os vereadores mirins vão ajudar na formação das escolas. “Vocês estão lá nas escolas para fazer com que as pessoas se interessem pelo processo legislativo. É uma grande oportunidade que vocês têm. Fazer as pessoas se interessar pela política, em conhecer como as coisas funcionam”, disse.

O coordenador do programa, Joel Luís Corrêa, ao fazer uso da palavra, pediu primeiramente, um momento de silêncio pelo ataque a tiros que deixou ao menos dez mortos em um colégio estadual de Suzano, na Grande São Paulo, na manhã de quarta-feira (13). Joel reforçou que a expectativa para 2019 é, novamente, estimular os estudantes para que estes se tornem formadores de cidadania. “E o compromisso de levar as informações repassadas aqui para a escola em que estudam”, pontuou.

Mesa Diretora primeiro semestre 
 
Ao final da sessão de posse ocorreu a eleição da mesa diretora, que comandará os trabalhos no primeiro semestre de 2019. 

Com sete votos, Haika de Godoy foi eleita presidente, Kezia Kleger ficou com a vice-presidência (10 votos), Ellen da Silva ficou com a função de 1ª secretária (9 votos) e Giullia Lombardi como 2ª secretária (6 votos). 
 
 
PERFIL DOS VEREADORES MIRINS 2019 - 10ª LEGISLATURA
 
ELLEN PATRICIA DA SILVA
 
A Vereadora Mirim Ellen Patricia da Silva tem 13 anos. Ela nasceu no dia 01 de fevereiro de 2006 e é representante da Escola Municipal de Educação Básica Santo Estêvão, localizada no bairro Santo Estêvão. Resolveu participar do Programa Vereador Mirim por ser uma oportunidade única para conhecer melhor sobre os afazeres da Câmara Municipal. Uma proposta que pretende defender na Câmara Mirim está relacionada com a segurança no terminal municipal de transporte público. Ellen gosta muito dos animais e por esta razão, no futuro, pensa em exercer a profissão de medicina veterinária.
 
FELLIPE ANDRÉ PADILHA NETO
 
O Vereador Mirim Fellipe André Padilha Neto nasceu no dia 04 de agosto de 2006. Ele tem 12 anos e é representante da Escola Municipal de Educação Básica Maria Nilda Salai Stähelin, localizada no bairro Tifa Martins. Decidiu participar do Programa Vereador Mirim com a intenção de propor melhorias para as escolas, levando estas ideias para a Câmara de Vereadores. Durante o período em que estiver na função pretende defender propostas para melhorar o nosso município. Quanto ao futuro ele ainda possui dúvidas com relação à profissão que deseja exercer, por gostar de ajudar as pessoas, pensa, em medicina e por ter muita imaginação pensa em arquitetura.
 
GIULLIA GIAMPICCOLO LOMBARDI
 
A Vereadora Mirim Giullia Giampiccolo Lombardi é representante da Escola Municipal de Educação Básica Rodolpho Dornbusch, localizada no bairro Vila Lalau. Ela tem 14 anos e nasceu no dia 29 de outubro de 2004. Decidiu participar do Programa Vereador Mirim para aprender mais sobre a esfera política e pela oportunidade de melhorar a sua formação educacional e pessoal. Durante o período em que estiver na função de Vereadora Mirim pretende defender propostas de inclusão social. Para o futuro, seja exercer a profissão de professora de Educação Infantil, ou seguir o ramo da arte cênica e corporal.
 
GUSTAVO HENRIQUE PETRI
 
O Vereador Mirim Gustavo Henrique Petri nasceu no dia 27 de setembro de 2005. Ele tem 13 anos e é o representante da Escola de Educação Básica Julius Karsten, localizada no bairro Rau. Gustavo decidiu participar do Programa Vereador Mirim por entender ser uma grande oportunidade para a sua vida. Durante o período em que estiver nesta função, pretende encaminhar propostas de melhorias para a sua escola e atender às necessidades da comunidade. Seu hobby favorito é tirar fotografias e por esta razão, neste momento, é a profissão que deseja exercer no futuro.
 
HAIKA DE GODOY
 
A Vereadora Mirim Haika de Godoy tem 12 anos. Representa a Escola Municipal de Educação Básica Albano Kanzler, localizada no bairro Vila Lenzi. Ela nasceu no dia 10 de março de 2007. Considera sua participação no Programa Vereador Mirim uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos e poder ajudar em melhorias para a nossa cidade. Haika pretende apresentar propostas que ajudem os alunos com necessidades especiais e de preservação do meio ambiente. No futuro ele pretende se médica ou advogada, pois gosta muito de ajudar as pessoas.
 
JHONATAN PATRIK MARCUCCI BEBER
 
O Vereador Mirim Jhonatan Patrik Marcucci Beber é representante da Escola Municipal de Educação Básica Padre Alberto Jacobs, localizada no bairro Tifa Monos. Ele tem 14 anos e nasceu no dia 11 de setembro de 2004. Jhonatan decidiu participar do Programa Vereador Mirim para marcar o seu nome na história da sua escola e também porque sempre achou a política interessantes. As propostas que pretende defender enquanto estiver na função serão construídas conforme ele for aprendendo com a experiência. No futuro ele pretende exercer carreira militar na aeronáutica.
 
JÚLIA HELENA GRÜTZMACHER
 
A Vereadora Mirim Júlia Helena Grützmacher tem 14 anos. Ela nasceu no dia 20 de agosto de 2004 e representa a Escola de Educação Básica Professor João Romário Moreira, localizada no bairro Rio Cerro II. Júlia quis participar do Programa para poder contribuir para uma sociedade melhor. Suas propostas estão relacionadas à defesa dos direitos de crianças, jovens, trabalhadores, idosos e animais. Quer propor ideias para que a cada dia Jaraguá do Sul seja melhor. Por estar numa idade de indecisões e entender que tem muito a aprender, ela ainda não decidiu qual será a sua futura profissão.
 
KEZIA MARIA KEGLER

 
A Vereadora Mirim Kezia Maria Kegler nasceu no dia 06 de agosto de 2006. Ela tem 12 anos e é representante da Escola Municipal de Educação Básica Machado de Assis, localizada no bairro João Pessoa. Ela acredita que participar do Programa Vereador Mirim é uma oportunidade única, pois pessoas confiaram nela e a escolheram para representa-los e fazer a diferença. Kezia sempre gostou de trabalhar nos projetos de robótica e por este motivo acredita que no futuro irá exercer a profissão de engenheira eletrônica.
 
LUÍS EDUARDO MARQUARDT
 
O Vereador Mirim Luís Eduardo Marquardt é o representante da Escola Municipal de Educação Básica Luiz Gonzaga Ayroso, localizada no bairro Jaraguá 84. Luís nasceu no dia 27 de janeiro de 2005 e tem 14 anos. O parlamentar decidiu participar do Programa Vereador Mirim para proporcionar melhorias para a comunidade que o cerca. Ele pretende inicialmente defender melhorias na infraestrutura das localidades mais afastada, além de projetos na área da educação. Ele acredita que o principal caminho para o aprimoramento intelectual da sua geração, seja a leitura e por esta razão deseja futuramente trabalhar na área das letras, literária ou jornalisticamente.
 
SOFIA ELISA CARDOSO
 
A Vereadora Mirim Sofia Elisa Cardoso é representante do Colégio Marista São Luís, localizado no Centro. Ela tem 13 anos e nasceu no dia 13 de março de 2006. Decidiu participar do Programa para conhecer as políticas do nosso município e promover ideias para melhorá-lo. Como propostas que pretende defender estão as políticas públicas e projetos voltados à crianças e adolescentes. Também pretende apoiar os projetos apresentados pelos demais vereadores mirins, além de conhecer melhor o nosso município para propor ideias mais coerentes. No futuro pretende exercer a profissão de arquiteta ou designer de interiores, pois assim poderá propor ambientes seguros e versáteis.
 
 
PERFIL DOS SUPLENTES MIRINS 2019 - 10ª LEGISLATURA
 
ADRIAN GABRIEL FIGUEREDO ELERT
 
O Suplente Mirim Adrian Gabriel Figueredo Elert é representante da Escola de Educação Básica Julius Karsten, localizada no bairro Rau. Nasceu no dia 01 de junho de 2005 e tem 13 anos. Ele entende que participar do Programa Vereador Mirim é uma porta muito importante que se abriu para ele vivenciar estar experiência. As propostas que pretende defender durante o tempo em que estiver nesta função serão estabelecidas a partir de conversas com a comunidade. Como gosta muito de argumentar e dialogar, no futuro pretende exercer a profissão de advogado.
 
ANA LAURA LUNELLI BOSSE
 
A Suplente Mirim Ana Laura Lunelli Bosse tem 12 anos. Ela nasceu no dia 05 de abril de 2006. É representante do Colégio Marista São Luís, localizado no Centro. Ana Laura decidiu participar do Programa porque sempre teve interesse em conhecer como funciona a aprovação e debate das leis, sobre as atribuições dos órgãos públicos e sobre o papel do cidadão no município. Pretende defender ideias relacionadas às áreas da saúde, educação, bem-estar da população, ecologia e projetos culturais. No Futuro, a parlamentar pretende atuar na área da saúde, exercendo a profissão de médica para tratar os males constantes que ocorrem com as pessoas.
 
CAMILLA DA SILVA MINEIRO
 
A Suplente Mirim Camilla da Silva Mineiro é representante da Escola Municipal de Educação Básica Padre Alberto Jacobs, localizada no bairro Tifa Monos. Nasceu no dia 17 de maio de 2005 e tem 13 anos. Camila decidiu participar do Programa Vereador Mirim para conhecer o trabalho dos vereadores e participar das decisões que envolvem a administração de uma cidade. Ela pretende no futuro exercer a profissão de atriz, por entender que a linguagem utilizada é direta o que promove uma reação espontânea do público.
 
CAROLINE DOS SANTOS
 
A Suplente Mirim Caroline dos Santos tem 13 anos e representa a Escola Municipal de Educação Básica Santo Estêvão, localizada no bairro Santo Estêvão. Ela nasceu no dia 19 de agosto de 2005. Caroline resolveu participar das atividades do Programa Vereador Mirim porque entende que é a oportunidade de conhecer uma visão totalmente diferente sobre a política. Durante o período em que estiver nesta função ela pretende propor uma série de ações como: área de lazer, asfaltamento de ruas, melhorias nas escolas e no terminal urbano. Sobre a profissão que deseja exercer no futuro ela ainda não definiu, pois existem muitas possibilidades.
 
EMANUELE COELHO LEHNERT
 
A Suplente Mirim Emanuele Coelho Lehnert nasceu no dia 31 de maio de 2006. Ela tem 12 anos e representa a Escola Municipal de Educação Básica Albano Kanzler, localizada no bairro Vila Lenzi. Sua participação no Programa Vereador Mirim deve-se ao fato de que ela gosta de fazer a diferença e ajudar os outros com as suas ideias. Durante o período em que estiver nesta função ela pretende ampliar programas educacionais sobre drogas e violência, infraestrutura das ruas e apoio aos estudantes. Como gosta muito da área das artes, no futuro ela pretende exercer a profissão de designer gráfico.
 
GABRIEL DOS REIS TABARELLI
 
O Suplente Mirim Gabriel dos Reis Tabarelli é representante da Escola Municipal de Educação Básica Machado de Assis, localizada no bairro João Pessoa. Ele nasceu no dia 03 de novembro de 2004 e tem 13 anos. Decidiu participar do Programa para aprender mais sobre a política e cidadania. Como proposta para o período em que estiver nesta função, pretende contemplar mais comunidades com projetos esportivos. Para o futuro, ele deseja exercer a profissão de cirurgião, pois gosta e quer salvar muitas vidas.
 
JÚLIA BEATRIZ DE SOUZA
 
A Suplente Mirim Júlia Beatriz de Souza nasceu no dia 07 de abril de 2004. Representa a Escola de Educação Básica Professor João Romário Moreira, localizada no bairro Rio Cerro II. Ela tem 14 anos e decidiu participar do Programa Vereador Mirim por ser uma oportunidade única de vivenciar uma experiência ótima para a sua vida pessoal e profissional. Durante o período em que estiver nesta função pretende zelar pela saúde e pelos meios de transporte públicos. Como gosta muito de tecnologia, no futuro pretende exercer a profissão de designer, que considera uma área bastante ampla.
 
MARIA EDUARDA MONTECINO BARATO
 
A Suplente Mirim Maria Eduarda Montecino Barato é representante da Escola do SESC, que fica localizada no bairro Czerniewicz. Nascida no dia 14 de junho de 2005, ela tem 13 anos. Sua participação no Programa Vereador Mirim deve-se principalmente ao fato de já ter participado no ano de 2017 e de gostar muito de ser porta-voz das pessoas. Como propostas, pretende defender a justiça e a liberdade. Sobre a profissão que deseja exercer no futuro, pretende ser designer ou qualquer coisa que envolva desenho.
 
PAULA CRISTINA DOS SANTOS MACHADO
 
A Suplente Mirim Paula Cristina dos Santos Machado tem 12 anos. Ela nasceu no dia 12 de maio de 2006. É representante da Escola Municipal de Educação Básica Maria Nilda Salai Stähelin, localizada no bairro Tifa Martins. Paula decidiu participar do Programa Vereador Mirim por acreditar que discutindo e aprendendo a política pode se tornar muito melhor. Suas propostas estarão sempre voltadas para o que se tem de fazer para melhorar ainda mais a nossa cidade. Quanto à profissão que deseja exercer no futuro ela encontra-se apaixonada pela neurologia.
 
WILLIAM GABRIEL GRACIAS
 
O Suplente Mirim William Gabriel Gracias nasceu no dia 15 de abril de 2005. Ele tem 13 anos e Representa a Escola Municipal de Educação Básica Luiz Gonzaga Ayroso, localizada no bairro Jaraguá 84. William decidiu participar do Programa para entender como funciona a política, pois no seu entendimento tudo gira em torno dela. Ele pretende durante o período em que estiver na função, defender propostas na área da saúde e do bem-estar da população. No futuro ele deseja exercer a profissão de químico analítico, pois é muito interessado pela ciência.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Política

Lunelli pede que Congresso derrube veto de Lula e mantenha fim das saidinhas

Deputado disse que a sociedade precisa da garantia de segurança e do combate à impunidade
Lunelli pede que Congresso derrube veto de Lula e mantenha fim das saidinhas
Política

Porte de droga em qualquer quantidade deve ser criminalizada, decide Senado

Senadores aprovaram na noite de terça-feira (16) a proposta de emenda à Constituição (PEC); Saiba como votaram os senadores catarinenses
Porte de droga em qualquer quantidade deve ser criminalizada, decide Senado
Política

TSE adia julgamento que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif

Não foi dado um novo prazo para o julgamento
TSE adia julgamento que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif
Geral

Alesc aprova indicação para que o Estado auxilie os municípios no controle do maruim

Iniciativa do deputado Antídio Lunelli cita necessidade de produção em larga escala de controlador do inseto
Alesc aprova indicação para que o Estado auxilie os municípios no controle do maruim
Ver mais de Política