Política

Deputado Mauro de Nadal, do MDB, é eleito presidente da Alesc

A chapa única na disputa foi eleita por unanimidade, com os 39 votos dos deputados presentes.

01 Fev 2021 - 17h39Por Da Redação
Deputado Mauro de Nadal, do MDB, é eleito presidente da Alesc  -

O Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) elegeu, na tarde desta segunda-feira (1º), em votação aberta e sessão semipresencial, os parlamentares que comporão a Mesa Diretora da Casa. A chapa única na disputa foi eleita por unanimidade, com os 39 votos dos deputados presentes.

O deputado Mauro de Nadal (MDB) foi escolhido como presidente da Mesa e comandará os trabalhos do Legislativo estadual nos próximos dois anos. Além de Nadal, a nova Mesa é formada pelos deputados Nilso Berlanda (PL), como 1º vice-presidente; Kennedy Nunes (PSD), 2º vice-presidente; Ricardo Alba (PSL), 1º secretário; Rodrigo Minotto (PDT), 2º secretário; Padre Pedro Baldissera (PT), 3º secretária e Laércio Schuster (PSB), como 4º secretário.

O presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), conduziu a sessão preparatória para eleição da Mesa Diretora, tendo como secretárias da sessão as deputadas Luciane Carminatti (PT) e Paulinha (PDT).  A chapa, que foi apresentada pelo deputado Marcos Vieira (PSDB), recebeu votos favoráveis de todos os 39 parlamentares presentes.

“Recebo com imensa responsabilidade a missão de presidir essa Casa, num momento singular de Santa Catarina”, afirmou Nadal, no início de seu primeiro pronunciamento como presidente da Alesc. “Assumo está missão na condição de deputado e como servidor público, que por isso deve servir à sociedade, ao maior número de pessoas e com a energia que nos motiva a fazer o melhor pelo Estado.”

O deputado Nilso Berlanda (PL) agradeceu ao gesto do deputado Marcius Machado (PL), que abdicou de disputar a vice-presidência, e anunciou que foi formulado acordo para que em 2022, quando renunciará o cargo, para que Marcius Machado assuma a 1º vice-presidência da Assembleia Legislativa.

O novo presidente destacou os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 e interrompeu seu discurso para homenagear, com um minuto de silêncio, as vítimas do vírus.

“O novo coronavírus foi além, tornou a vida de todos cada vez mais difícil. Em meio a esse cenário desanimador, precisamos buscar força para buscar forças e superar esse momento”, ressaltou.

Nadal fez vários agradecimentos à família, aos amigos, correligionários e deputados. Afirmou o compromisso com uma gestão compartilhada da Assembleia com a Mesa Diretora e os deputados, de forma harmônica, com abertura aos parlamentares e participação do Colégio de Líderes. Declarou que fará o melhor gastando menos, diminuindo a burocracia e aprimorando a transparência.

“Quero reafirmar a confiança aos deputados, aos servidores, colaboradores, poderes e sociedade. Não medirei esforços para que essa Assembleia faça o seu melhor. Energia não me faltará”, garantiu.

O deputado ressaltou, ainda, que a sociedade catarinense cobra melhorias na gestão, ações pela retomada da economia em função da pandemia, saúde e investimentos em infraestrutura.

“Valorizo nossa condição como políticos, de trazer as ideias da base e transformá-las em coisas produtivas para os catarinenses. Asseguro que todos terão importância fundamental para o sucesso dessa Presidência. Pensamentos e ideologias são diferentes, mas nossa caminhada é una, para frente, unidos na busca pelo crescimento e pelo bem de Santa Catarina”, completou.

Saiba mais sobre os integrantes eleitos para a Mesa Diretora:
1º Vice-Presidente – Nilso Berlanda (PL)
Tem 60 anos e é empresário, proprietário da rede de Lojas Berlanda e de duas indústrias em Curitibanos. Foi secretário de Desenvolvimento Regional de Curitibanos por quatro anos, durante o segundo mandato de Luiz Henrique da Silveira (2007-2010). Em 2006, disputou pela primeira vez uma vaga para deputado estadual. Em 2010 e 2014, ficou na suplência da Alesc, e exerceu o mandato como três vezes. Agora, está como titular do mandato.

2º Vice-Presidente – Kennedy Nunes (PSD)
Tem 51 anos. Jornalista e está em seu quarto mandato de deputado estadual. Representa a região Norte, com foco em Joinville, onde foi vereador. Já ocupou cargo na Mesa, em legislaturas passadas.

1º Secretário – Ricardo Alba (PSL)
Tem 37 anos. Oficial de Justiça e professor universitário e esse é o seu primeiro mandato como deputado estadual. Foi vereador em Blumenau.

2º Secretário – Rodrigo Minotto (PDT)
Advogado, tem 47 anos e está no segundo mandato na Assembleia Legislativa. Vai ocupar cargo na Mesa pela segunda vez. Tem como base eleitoral Criciúma e o Sul do estado.

3º Secretário – Padre Pedro Baldissera (PT)
Tem 64 anos e é sacerdote da Igreja Católica. Foi eleito prefeito de Guaraciaba em 1996. Reeleito em 2000, renunciou ao cargo em 2002 para ser candidato a deputado estadual. Foi eleito e tomou posse em 2003 e, desde então, permanece na Assembleia Legislativa. Já ocupou cargos na Mesa, em legislaturas passadas.

4º Secretário - Laércio Schuster (PSB)
Tem 46 anos e é formado em Direito. Foi prefeito de Timbó por dois mandatos consecutivos (entre 2009 e 2016) e secretário parlamentar da Presidência da Assembleia Legislativa. Foi 1º secretário da Alesc no biênio 2019-2021. Esse é o seu primeiro mandato como deputado estadual.

Participe dos grupos de WhatsApp da Rádio Jaraguá

Ney Bueno
AGÊNCIA AL

Matérias Relacionadas

Economia

Jaraguá do Sul busca apoio para avançar em projeto inédito como cidade inteligente

A iniciativa é abrangente, envolvendo todas as experiências que Jaraguá vem adotando seja no campo da inovação na indústria, no comércio e na administração pública.
Jaraguá do Sul busca apoio para avançar em projeto inédito como cidade inteligente
Política

Necessidade do 2° Conselho Tutelar é debatida na Câmara de Jaraguá

Segundo a lei municipal 7.302/2016, a proporção mínima é de 100 mil habitantes para cada Conselho
Necessidade do 2° Conselho Tutelar é debatida na Câmara de Jaraguá
Política

Jaraguá terá manifesto em favor do voto impresso

O movimento é organizado através das redes sociais, usando a hastag "Dia01VaiSerGigante"
Jaraguá terá manifesto em favor do voto impresso
Geral

Corpo da senhora Alminda Franzner será velado no bairro São Luís

Ela faleceu na madrugada desta quinta-feira (29) aos 87 anos
Corpo da senhora Alminda Franzner será velado no bairro São Luís
Ver mais de Política