caragua
caragua mobile
Política

Deputado Lunelli lança plataforma que acompanha em tempo real o andamento das obras em SC

O painel foi desenvolvido pela equipe de gabinete do deputado, com auxílio de uma empresa de TI

08 Jul 2024 - 17h49Por Janici Demetrio
Deputado Lunelli lança plataforma que acompanha em tempo real o andamento das obras em SC - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa, deputado estadual Antídio Lunelli, lançou nessa segunda-feira uma plataforma que acompanha os dados envolvendo as obras e os investimentos realizados nas rodovias estaduais de Santa Catarina.

caragua 3

No gabinete do parlamentar, quatro televisores mostram quantos contratos estão em aberto, quais estão em andamento, os que estão prestes a iniciar, os paralisados, os atrasados e os dados da empresa responsável por cada serviço. Também é possível saber os valores investidos, os contratos aditivados, e tudo com a possibilidade de se filtrar por região.

“As rodovias são o grande gargalo da nossa infraestrutura, é o modal que exige mais recursos, mais manutenção e novas obras. O Monitora foi desenvolvido para auxiliar no acompanhamento dos trabalhos, fornecendo informações de maneira rápida. Vamos fiscalizar, ver o que está funcionando e o que precisa ser melhorado, cobrar agilidade e entrega para a população”, disse o parlamentar ao apresentar a ferramenta.

O painel foi desenvolvido pela equipe de gabinete do deputado, com auxílio de uma empresa de TI. A plataforma de BI utiliza dados extraídos diariamente do SICOP (Sistema de Controle de Obras Públicas), utilizando a plataforma Qlik Cloud, líder mundial do segmento Data Analytics.

Tecnologia na gestão pública e transparência

O Monitora SC se assemelha à Sala de Inteligência e Gestão, criada por Lunelli quando ele ainda era prefeito de Jaraguá do Sul.

“Quando cheguei na Prefeitura, senti a dificuldade de conseguir informações confiáveis e rápidas, aí chamamos uma equipe de TI e desenvolvemos o painel. Com ele, passamos a ter dados em tempo real de tudo. Conseguíamos saber se o professor estava na sala de aula, até os detalhes de cada real investido pelo Município. E é esse modelo que precisamos ter na gestão pública”, defende Lunelli.

A iniciativa virou modelo nacional do quanto a tecnologia pode contribuir com a administração pública no atendimento à população. Outra iniciativa que inspirou o Monitora SC foi o Centro de Inteligência da Fiesc.

“Santa Catarina tem diversos exemplos de como a inovação pode contribuir para a simplificação do setor público e uma melhor gestão dos recursos. Temos conhecimento e ferramentas, precisamos colocar em prática. O poder público está ainda no século passado”, diz o deputado.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram!  
Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas
InstaFace e Site

caragua mobile

Matérias Relacionadas

Política

Selo "Pessoa com Autismo a Bordo" aguarda sanção do governador

Projeto aprovado da Alesc é de autoria do deputado Vicente Caropreso
Selo "Pessoa com Autismo a Bordo" aguarda sanção do governador
Política

PSDB de Jaraguá do Sul reúne pré-candidatos pra alinhar estratégias para as eleições

Encontro ocorreu na semana passada
PSDB de Jaraguá do Sul reúne pré-candidatos pra alinhar estratégias para as eleições
Política

Partido NOVO de Jaraguá do Sul define candidatos para as eleições de outubro

Convenção municipal da sigla ocorreu na última segunda-feira (22)
Partido NOVO de Jaraguá do Sul define candidatos para as eleições de outubro
Política

Partido NOVO de Guaramirim confirma candidatos para as eleições de outubro 

Convenção ocorreu na noite de segunda-feira (22) na Câmara de Vereadores
Partido NOVO de Guaramirim confirma candidatos para as eleições de outubro 
Ver mais de Política