CMJS - Novembro
Política

Definida composição das comissões permanentes

06 Fev 2013 - 17h43

A composição das quatro comissões permanentes da Câmara foi definida na noite de ontem, 5, na primeira sessão ordinária da nova legislatura. A reunião foi destinada exclusivamente à eleição dos integrantes, conforme prevê o Regimento Interno da Casa, em votação aberta e nominal.


Mediante acordo previamente estabelecido pela base governista, com maioria na Casa, os três integrantes de cada comissão foram eleitos com os votos dos 11 pares. Todos os partidos- PMDB, PP, PSDB, PSD, PT, PV, PSDC - estão representados nas comissões, em cumprimento à Lei Orgânica. O presidente da Casa não pode integrar comissão, assim como suplentes, que não podem ser eleitos, no entanto, podem substituir titulares nas vagas.

As composições têm validade para um período de dois anos, com a incumbência de analisar e aperfeiçoar os projetos em tramitação, exarando os pareceres sobre as matérias. As comissões também podem realizar audiências públicas, convocar secretários para prestar informações, receber petições, representações ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omissões de autoridades e entidades públicas, solicitar depoimento de qualquer autoridade ou cidadão, entre outros.

Internamente, os integrantes de cada comissão definirão os respectivos presidentes, vice-presidentes e membros, fixando os dias e horários em que se reunirão ordinariamente. 

Legislação, Justiça e Redação Final

João Fiamoncini (PT)

Arlindo Rincos (PP)

Jocimar Lima (PSDC)

Esta é a mais importante comissão da Câmara de Vereadores, e será comandada pelo petista João Fiamoncini, que avalia a indicação.

[jwplayer mediaid="65173"]

A intenção dele é reunir os membros desta comissão na próxima semana, para começar os trabalhos.

Orçamento e Finanças

Arlindo Rincos (PP)

Natália Lúcia Petry (PMDB)

Amarildo Sarti (PV) 

Transportes, Obras, Agricultura, Indústria e Comércio, Meio Ambiente e Serviços Públicos

Eugênio Juraszek (PP)

João Fiamoncini (PT)

Ademar Winter (PSDB)

Educação, Cultura, Esporte, Saúde e Assistência Social

Natália Lúcia Petry (PMDB)

Eugênio Juraszek (PP)

Jeferson Oliveira (PSD) 

Convite para participar de sessão

Na abertura dos trabalhos, o vereador Jair Pedri solicitou deferimento ao presidente José Ozorio de Avila para convidar o comandante do 14ª Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, para participar de uma sessão da Câmara. Pedri pediu que o convite, inicialmente em nome dele e do vereador Arlindo Rincos, seja feito em nome da Casa. A intenção, conforme Pedri, é que o comandante traga informações sobre o contingente efetivo da Polícia Militar da cidade, de modo que os vereadores possam de alguma forma contribuir para melhorar a segurança pública no município, e também abordar os últimos acontecimentos registrados no Estado e também em Jaraguá do Sul. 

Líder da bancada do PP

O vereador Eugênio Juraszek foi indicado para a liderança da bancada do Partido Progressista na Câmara, conforme ofício lido durante expediente na sessão de ontem, 5, assinado pelo presidente do partido, Ademir Izidoro. Na tribuna, Juraszek disse sentir-se muito honrado, primeiramente por ser vereador do município, prometendo fazer um bom trabalho em prol da comunidade, e também na condição de líder do PP. 

Congratulações ao Femusc

A vereadora Natália Lúcia Petry parabenizou a realização de mais uma edição do Femusc - Festival de Música de Santa Catarina, e o envolvimento de todas as instituições e do poder público municipal, como apoiador do evento. "O município realizou o evento com muita categoria, trazendo para Jaraguá do Sul 28 países em uma época que o turismo tem pouca movimentação", comentou, enaltecendo a agregação de valores decorrentes do evento. Ela também agradeceu o prefeito pelo incentivo e os vereadores que participaram da sessão extraordinária para aprovar os recursos para o festival, que também tem envolvimento dos governos federal e estadual. 

Vereador pede manutenção de turmas do ensino médio

Na Palavra Livre, o vereador Arlindo Rincos, primeiro secretário da Mesa Diretora, defendeu o não fechamento das turmas de ensino médio na Escola Alberto Bauer, situação que tem acompanhado desde novembro último, quando a decisão foi anunciada pelo governo estadual.  Ele lembrou que há mais de 15 anos o município cedeu o imóvel para o Estado atender os residentes dos bairros Amizade e Czerniewicz, totalizando hoje cerca de 250 estudantes no ensino médio. Segundo o vereador, os esforços dos últimos meses vêm sendo enfraquecidos diante das informações contraditórias e posicionamento irredutível do Estado. Mais de 650 assinaturas endossam um abaixo-assinado para que o atendimento seja mantido.

[jwplayer mediaid="65171"]

ROGÉRIO TALLINI / SÉRGIO LUIZ

 

Matérias Relacionadas

Guaramirim

Cartório Eleitoral realiza plantão para cadastramento biométrico

Local estará aberto em dois sábados, dias 23 e 30, para atender eleitores
Cartório Eleitoral realiza plantão para cadastramento biométrico
Jaraguá do Sul

Francisco Alves assume cadeira no Legislativo jaraguaense

Francisco Alves assume cadeira no Legislativo jaraguaense
Jaraguá

Vereador Juraszek fará reunião por fábrica de fraldas

A intenção é que o modelo seja replicado em Jaraguá e que gere uma economia de cerca de R$ 50 mil na compra de fraldas pela Prefeitura jaraguaense.
Vereador Juraszek fará reunião por fábrica de fraldas
Política

Vereadores rejeitam projeto que pretendia implantar Código Ética na Câmara de Jaraguá

A proposta recebeu cinco votos favoráveis (Anderson Kassner, Celestino Klinkoski , Eugênio José Juraszek, Marcelindo Carlos Gruner e Pedro Anacleto Garcia), quatro abstenções (Arlindo Rincos, Isair Moser, Ronaldo Magal e Rogério Jung) e um voto contrário
Vereadores rejeitam projeto que pretendia implantar Código Ética na Câmara de Jaraguá
Ver mais de Política