Delivery Much
POLÍTICA

'Daqui para frente é vida nova', diz Onyx sobre a relação entre Bolsonaro e Maia

28 Abr 2019 - 20h05Por Lígia Formenti

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse neste domingo, 28, que a relação do presidente Jair Bolsonaro com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi retomada. Dois dias após o site Buzzfeed publicar uma reportagem em que Maia faz severas críticas aos filhos de Bolsonaro, Onyx se esforçou para demonstrar um clima de tranquilidade entre ambos. "Daqui para frente é vida nova", afirmou o ministro.

Onyx teve um encontro de 40 minutos com Bolsonaro na tarde deste domingo, no Palácio da Alvorada. Entre os temas da conversa estava a reunião entre Maia e Bolsonaro no sábado, durante almoço na casa do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Walton Alencar Rodrigues.

Segundo Onyx, a conversa com o presidente da Câmara foi longa e suficiente para garantir que o diálogo entre ambos está mantido. "A gente sabe que tem um escorregãozinho para lá, outro para cá. Mas a reunião foi muito boa, os dois reabriram um canal de conversação direta."

Uma situação que, completou o ministro da Casa Civil, é muito importante, sobretudo neste estágio da tramitação do projeto de reforma da Previdência. Para mostrar o clima amistoso entre o presidente da República e o da Câmara, Onyx afirmou que ambos pretendem assistir, juntos, a um jogo de futebol. "Estão super bem. Estão até combinando de assistir juntos um jogo do Palmeiras ou do Botafogo." Bolsonaro é palmeirense e Maia, botafoguense. A primeira partida entre os dois times será no dia 25 de maio no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Onyx disse que o governo mantém a previsão de aprovar ainda neste semestre a proposta de mudanças nas regras da aposentadoria. E, mais uma vez, tentou associar a aprovação do projeto à melhoria do ambiente de emprego no País. "Esse projeto é para o Brasil. As pessoas precisam comer, se vestir, ter dignidade do trabalho. Estamos preocupados com isso", argumentou, sem, contudo, explicar a relação da reforma da Previdência com geração de empregos.

Onyx desmereceu as críticas de que falta ao governo uma sólida base aliada para aprovar a proposta no Congresso. "Sempre foi assim. Falavam: não dá para ganhar a eleição, não dá para encurtar os ministérios. A gente vai fazendo. "

Além de querer passar o recado de que a crise com Maia é coisa do passado, Onyx confirmou que nesta semana será editada a Medida Provisória da Liberdade Econômica. Projeto de campanha, a proposta tem como objetivo reduzir as exigências para abertura de negócios. O ministro da Casa Civil avalia que a proposta trará simplificação. "Vamos tirar o governo do cangote das pessoas", disse ele. Onyx afirmou, ainda, que ministros vão apresentar até sexta-feira da próxima semana as metas para os 200 dias de governo.

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Política

Entrevista do vereador Jeferson Cardozo no Diário da Jaraguá

Parlamentar participou do jornal da Rádio Jaraguá na manhã desta quarta-feira (20)
Entrevista do vereador Jeferson Cardozo no Diário da Jaraguá
Política

Joe Biden toma posse como presidente dos EUA em evento virtual

Pandemia e ataque ao Capitólio esvaziaram cerimônia
Política

Vereadores de Jaraguá criam projeto para facilitar criação de datas comemorativas 

Objetivo é unificar as datas em um único projeto de lei que cria o Calendário Oficial do Município
Vereadores de Jaraguá criam projeto para facilitar criação de datas comemorativas 
Política

Rodrigo Livramento fala sobre início de mandato no Legislativo jaraguaense

A partir desta semana a Rádio Jaraguá realiza entrevistas com os vereadores de Jaraguá do Sul
Rodrigo Livramento fala sobre início de mandato no Legislativo jaraguaense
Ver mais de Política