transito
POLÍTICA

Correção: Novo quer cobrar mensalidade de estudantes; USP tem superávit

23 Abr 2019 - 14h32Por Isabela Palhares, Pedro Venceslau e Renata Cafardo

A nota enviada anteriormente, na segunda-feira, 22, contém uma incorreção no texto. Daniel José não é líder do Novo na Assembleia, mas vice-presidente da Comissão de Educação da Casa. Segue o texto corrigido.

A CPI das Universidades da Assembleia Legislativa de São Paulo trouxe de volta a ideia de se cobrar mensalidades em universidades públicas, que surgiu durante as eleições presidenciais, como forma de diminuir a participação do Estado no orçamento. Pesquisas internacionais, no entanto, mostram que grandes instituições de pesquisa não se sustentam apenas com pagamento de alunos.

Daniel José, vice-presidente da Comissão de Educação da Casa, defende a mudança. "O conceito de universidade pública gratuita e estatal deveria deixar de existir."

Segundo o reitor da USP, Vahan Agopyan, estudos já feitos na instituição mostram que o dinheiro vindo de eventuais mensalidades não chegariam a 8% do orçamento. "Uma universidade de pesquisa é cara." No Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, as mensalidades cobrem só 10% do custo da instituição.

A CPI surge logo após o primeiro ano de recuperação da capacidade financeira das universidades, depois de um período de déficit orçamentário. Em 2018, a USP teve superávit pela primeira vez em quatro anos. A Unicamp teve déficit orçamentário menor que o previsto e a Unesp teve déficit de R$ 200 milhões.

A recuperação é resultado das medidas de redução de gastos - como planos de demissão voluntária e diminuição de concursos. Desde 2013, as instituições chegaram a gastar mais de 100% do que recebem com o pagamento de salário de servidores e aposentados. Mas, em 2018, o gasto caiu para 90,02% e chegou a 89,75% no primeiro trimestre de 2019 - o menor desde 2011.

Os reitores dizem não temer a CPI. "Temos órgãos de controle, tenho muita tranquilidade", afirmou o reitor da Unesp, Sandro Roberto Valentini. Segundo ele, as condições atuais são consequência da ampliação da universidade, que nos últimos 15 anos criou nove campi e mais de 50 cursos. "Houve influência do Executivo e Legislativo para levar a Unesp a algumas regiões, um projeto ambicioso." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Matérias Relacionadas

Política

Moraes decreta perda imediata do mandato de Zambelli

Suplente Adilson Barroso (PL-SP) deve tomar posse em 48 horas
Moraes decreta perda imediata do mandato de Zambelli
Política

Deputados de SC aprovam rota religiosa que deve impulsionar o turismo no Vale do Itajaí e Norte

Projeto do deputado Lunelli cria circuito integrado de fé, natureza e cultura em oito municípios
Deputados de SC aprovam rota religiosa que deve impulsionar o turismo no Vale do Itajaí e Norte
Política

Deputados de SC aprovam proposta que proíbe atividades de Halloween em escolas públicas

A proposta, apresentada em 2023, tramitou por dois anos antes de ser votada e receber aval da maioria dos parlamentares.
Deputados de SC aprovam proposta que proíbe atividades de Halloween em escolas públicas
Política

Em reunião com secretários, prefeito de Jaraguá do Sul avalia ações de 2025

Foi a último encontro geral de 2025 com o primeiro escalão de governo
Em reunião com secretários, prefeito de Jaraguá do Sul avalia ações de 2025
Ver mais de Política