dengue
POLÍTICA

Correção: Bolsonaro tem como lema 'tudo pela paz', diz porta-voz

25 Mar 2019 - 22h35Por Julia Lindner e Anne Warth

A nota enviada anteriormente contém uma incorreção nas aspas do segundo parágrafo, que saiu truncado. Segue o texto corrigido e ampliado:

A troca de farpas entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é coisa do passado. Segundo o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, Bolsonaro tem como lema "tudo pela paz". "Ele vai buscar a paz", disse Rêgo Barros ao ser questionado sobre as rusgas entre Bolsonaro e Maia. Mais cedo, em reunião com ministros, o presidente passou a orientação para que busquem a "pacificação" com a Câmara.

"Nosso presidente não foi boina azul (que identifica tropas das Forças de Paz da ONU), mas tem como lema tudo pela paz. Ele vai buscar a paz. O presidente tem disposição de fazer a interlocução, convencer e até aceitar ser convencido sobre planos de governo", disse. O porta-voz também falou que o clima é "ótimo". "Classificação de clima não é azedo, mas primavera outono, verão, inverno...", reagiu o porta-voz ao questionamento da imprensa.

Rêgo Barros desconversou, no entanto, ao ser questionado sobre a previsão de um encontro entre Bolsonaro e Maia. Indagado sobre o assunto, respondeu que Bolsonaro "fará todos os esforços para que a proposta da Previdência avance sob a batuta o Congresso", mas entende que é "parte da solução" para garantir a aprovação. Uma das demandas de Maia e de parlamentares é que Bolsonaro assuma a articulação e não transfira esse papel para os congressistas.

Mais cedo, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, foi escalado como "tradutor" de Bolsonaro em almoço com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para acalmar os ânimos.

Temer

De acordo com o porta-voz, o presidente Bolsonaro não vai comentar a soltura do ex-presidente Michel Temer, determinada em caráter liminar nesta segunda-feira, 25, pelo desembargador federal Antonio Ivan Athié, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), que é o relator do caso. Questionado, Rêgo Barros disse que Bolsonaro entende "tratar-se de questão da Justiça" e, por isso, "não comenta" o assunto.

Embaixada em Israel

A eventual mudança da embaixada do Brasil em Israel de Tel Aviv para Jerusalém é algo que "merece um estudo mais aprofundado" e não deve ser anunciada na visita presidencial a Israel, disse o porta-voz. Esse estudo, segundo ele, se dará "ao longo do tempo e no tempo necessário".

O presidente Bolsonaro deve viajar a Israel no próximo sábado, 30. O retorno está previsto para terça-feira, 2. A programação ainda não foi definida. O porta-voz não informou também os integrantes da comitiva que vão acompanhar Bolsonaro.

A mudança da embaixada do Brasil em Israel foi uma promessa de campanha de Bolsonaro. Somente Estados Unidos e Guatemala transferiram suas embaixadas para Jerusalém, cidade sagrada para cristãos, judeus e muçulmanos. A maioria dos países mantém embaixadas em Tel Aviv, capital comercial de Israel.

O reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel pode gerar atritos com palestinos e com a comunidade árabe - um dos principais parceiros comerciais do Brasil. Por outro lado, essa medida agradaria a uma parte das comunidades judaica e evangélica, base de apoio de Bolsonaro.

Matérias Relacionadas

Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Política

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Política

Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público

Atualmente, de acordo com dados de um estudo apresentado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a PMSC conta com 9.580 policiais
Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público
Ver mais de Política