Política

Com diferença de 16 votos, Irone Duarte é eleito prefeito de Petrolândia

O novo pleito foi realizado porque a chapa mais votada nas Eleições Municipais de 2020 teve o registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral

14 Jun 2021 - 08h33Por Janici Demetrio
Com diferença de 16 votos, Irone Duarte é eleito prefeito de Petrolândia - Crédito:  Josué Eger / Rádio Sintonia Crédito: Josué Eger / Rádio Sintonia

Com 2.195 votos, o que corresponde a 47,98 % do total de votos válidos, os candidatos Irone Duarte (PP) e Egon Weber (PSD) foram eleitos para os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente em Petrolândia, no Alto Vale do Itajaí, neste domingo (13).

Em segundo lugar ficou a chapa formada por Angela Krindges da Mota, a Hiti (MDB) e Jair Marinho Neto (MDB), com 2.179 votos (47,63%); e em terceiro a chapa composta por Edson Padilha (PODE) e Amarildo Custodio (PODE), com 201 votos (4,39%). 

Votos brancos somaram 28 e nulos 41. O índice de abstenção ficou em 10,50%, ou seja, 545 eleitoras e eleitores deixaram de votar e terão que justificar a ausência às urnas. No total, 5.189 pessoas estiveram aptas a votar.

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina concluiu a apuração dos votos das eleições suplementares às 17h44.

O novo pleito foi realizado porque a chapa mais votada nas Eleições Municipais de 2020 teve o registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral, resultando na cassação dos mandatos. A decisão foi tomada pelo Pleno do Tribunal Regional de Santa Catarina (TRE-SC) no dia 14 de abril deste ano.

A votação ocorreu das 7h às 17h, respeitando os protocolos de segurança sanitária por causa da Covid-19. Nenhuma urna eletrônica teve que ser substituída por outra de contingência e não houve ocorrência de crime eleitoral que resultasse em prisão.

O presidente do TRE-SC fez um balanço positivo do pleito e agradeceu a todos os envolvidos na realização das eleições, incluindo a Conferencia Americana de Organismos Electorales Subnacionales por la Transparencia Electoral (Caoeste) pela presença dos observadores internacionais.

“Que oportunizou o estado de Santa Catarina em recebê-los para exatamente demonstrarem não só ao nosso povo catarinense, mas ao nosso Brasil, quiçá à toda América o nosso processo eleitoral de forma escorreita, tranquila, transparente, sem qualquer sobressalto que possa ter acontecido neste dia”, declarou o desembargador Fernando Carioni.

Auditoria

Duas urnas eletrônicas foram submetidas à auditoria. A da seção eleitoral nº 77 passou pelo procedimento de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados, o que constatou a lisura dos sistemas oficiais da Justiça Eleitoral. 

A outra, correspondente à seção nº 83, passou pela auditoria de funcionamento da urna sob condições normais de uso. Durante todo o dia, quatro advogados estiveram computando eletronicamente os votos não oficiais depositados pelos alunos em uma urna de lona, na cerimônia pública realizada no sábado (12), e ainda fazendo o registro dos mesmos em um sistema de apoio computadorizado.

O resultado dessa auditoria assegurou que os votos digitados na urna foram os mesmos efetuados nas cédulas de papel, ou seja, foi comprovada a segurança do sistema eletrônico de votação.

“Mais uma vez a OAB esteve ao nosso lado, auxiliando nossos trabalhos, garantindo ainda mais a lisura de todo o procedimento”, avaliou o presidente da Comissão de Auditoria juiz Marcelo Pons Meirelles.

Auditoria inédita 

Após o término da apuração, foram reunidos todos os documentos gerados na votação (boletins de urna, relatórios oficiais do sistema de totalização, dentre outros) em uma urna de lona, que foi lacrada e entregue ao presidente da OAB de Rio do Sul para posterior auditagem da documentação.

Trata-se de um procedimento inédito de auditoria, totalmente a cargo da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina, que ficará incumbida de verificar, após a eleição, a conformidade dos resultados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral. 

Matérias Relacionadas

Política

Prefeitos de Schroeder e de Guaramirim acertam detalhes sobre a obra da rua Rio de Janeiro

Obra será custeada por meio de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Chiodini destinada a Guaramirim.
Prefeitos de Schroeder e de Guaramirim acertam detalhes sobre a obra da rua Rio de Janeiro
Geral

Cerimonial Especial marca a programação dos 145 anos de Jaraguá

A solenidade homenageou, com entrega de placas e flores, pessoas que integram a campanha de aniversário "Jaraguá do Sul, uma história inesquecível", instituições e profissionais dedicados à saúde e combate ao Coronavírus
Cerimonial Especial marca a programação dos 145 anos de Jaraguá
Política

Luciano Hang não descarta candidatura ao Senado

O empresário já foi filiado ao MDB, mas hoje está sem partido.
Luciano Hang não descarta candidatura ao Senado
Economia

Lunelli sanciona lei que institui o Sandbox Regulatório

Jaraguá do Sul é um dos primeiros municípios a aprovar esta lei. O objetivo é possibilitar que empresas, já constituídas, tenham autorização temporária para testar negócios inovadores
Lunelli sanciona lei que institui o Sandbox Regulatório
Ver mais de Política