dengue
Política

Com diferença de 16 votos, Irone Duarte é eleito prefeito de Petrolândia

O novo pleito foi realizado porque a chapa mais votada nas Eleições Municipais de 2020 teve o registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral

14 Jun 2021 - 08h33Por Janici Demetrio
Com diferença de 16 votos, Irone Duarte é eleito prefeito de Petrolândia - Crédito:  Josué Eger / Rádio Sintonia Crédito: Josué Eger / Rádio Sintonia

Com 2.195 votos, o que corresponde a 47,98 % do total de votos válidos, os candidatos Irone Duarte (PP) e Egon Weber (PSD) foram eleitos para os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente em Petrolândia, no Alto Vale do Itajaí, neste domingo (13).

Em segundo lugar ficou a chapa formada por Angela Krindges da Mota, a Hiti (MDB) e Jair Marinho Neto (MDB), com 2.179 votos (47,63%); e em terceiro a chapa composta por Edson Padilha (PODE) e Amarildo Custodio (PODE), com 201 votos (4,39%). 

Votos brancos somaram 28 e nulos 41. O índice de abstenção ficou em 10,50%, ou seja, 545 eleitoras e eleitores deixaram de votar e terão que justificar a ausência às urnas. No total, 5.189 pessoas estiveram aptas a votar.

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina concluiu a apuração dos votos das eleições suplementares às 17h44.

O novo pleito foi realizado porque a chapa mais votada nas Eleições Municipais de 2020 teve o registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral, resultando na cassação dos mandatos. A decisão foi tomada pelo Pleno do Tribunal Regional de Santa Catarina (TRE-SC) no dia 14 de abril deste ano.

A votação ocorreu das 7h às 17h, respeitando os protocolos de segurança sanitária por causa da Covid-19. Nenhuma urna eletrônica teve que ser substituída por outra de contingência e não houve ocorrência de crime eleitoral que resultasse em prisão.

O presidente do TRE-SC fez um balanço positivo do pleito e agradeceu a todos os envolvidos na realização das eleições, incluindo a Conferencia Americana de Organismos Electorales Subnacionales por la Transparencia Electoral (Caoeste) pela presença dos observadores internacionais.

“Que oportunizou o estado de Santa Catarina em recebê-los para exatamente demonstrarem não só ao nosso povo catarinense, mas ao nosso Brasil, quiçá à toda América o nosso processo eleitoral de forma escorreita, tranquila, transparente, sem qualquer sobressalto que possa ter acontecido neste dia”, declarou o desembargador Fernando Carioni.

Auditoria

Duas urnas eletrônicas foram submetidas à auditoria. A da seção eleitoral nº 77 passou pelo procedimento de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados, o que constatou a lisura dos sistemas oficiais da Justiça Eleitoral. 

A outra, correspondente à seção nº 83, passou pela auditoria de funcionamento da urna sob condições normais de uso. Durante todo o dia, quatro advogados estiveram computando eletronicamente os votos não oficiais depositados pelos alunos em uma urna de lona, na cerimônia pública realizada no sábado (12), e ainda fazendo o registro dos mesmos em um sistema de apoio computadorizado.

O resultado dessa auditoria assegurou que os votos digitados na urna foram os mesmos efetuados nas cédulas de papel, ou seja, foi comprovada a segurança do sistema eletrônico de votação.

“Mais uma vez a OAB esteve ao nosso lado, auxiliando nossos trabalhos, garantindo ainda mais a lisura de todo o procedimento”, avaliou o presidente da Comissão de Auditoria juiz Marcelo Pons Meirelles.

Auditoria inédita 

Após o término da apuração, foram reunidos todos os documentos gerados na votação (boletins de urna, relatórios oficiais do sistema de totalização, dentre outros) em uma urna de lona, que foi lacrada e entregue ao presidente da OAB de Rio do Sul para posterior auditagem da documentação.

Trata-se de um procedimento inédito de auditoria, totalmente a cargo da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina, que ficará incumbida de verificar, após a eleição, a conformidade dos resultados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral. 

Matérias Relacionadas

Geral

Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês

Obras ainda devem continuar no local
Viaduto do Guamiranga, em Guaramirim, deve ser liberado no fim do mês
Política

Jaraguá tem oito pré-candidatos a prefeito

Duas novas pré-candidaturas foram lançadas no fim de semana
Jaraguá tem oito pré-candidatos a prefeito
Política

Bolsonaro volta a Santa Catarina nesta terça-feira (23)

Ex-presidente deve participar de eventos em Florianópolis e Camboriú
Bolsonaro volta a Santa Catarina nesta terça-feira (23)
Política

Lunelli pede que Congresso derrube veto de Lula e mantenha fim das saidinhas

Deputado disse que a sociedade precisa da garantia de segurança e do combate à impunidade
Lunelli pede que Congresso derrube veto de Lula e mantenha fim das saidinhas
Ver mais de Política