POLÍTICA

CGU admite haver janela de 2 meses para indicação de cargo sem observar critérios

18 Mar 2019 - 14h13Por Idiana Tomazelli

O governo ainda tem uma janela de dois meses para nomear indicados a cargos sem a observância dos critérios mínimos fixados em decreto editado nesta segunda-feira, 18, admitiu o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário. O texto que estabelece os requisitos profissionais e barra os enquadrados na Lei da Ficha Limpa entra em vigência apenas no dia 15 de maio.

Dos 24 mil cargos de direção e assessoramento (DAS) e funções comissionadas (FCPEs) atingidos pela nova norma, cerca de 3,7 mil ainda estão vagos, um número considerado expressivo. No entanto, o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, negou que, em meio às negociações pela reforma da Previdência, haja risco de uma "corrida" para nomeações sem a necessidade de seguir o critério mais duro.

Rosário admitiu que existe a possibilidade de nomeações ocorrerem nos próximos dois meses sem a obrigação de respeitar as novas exigências. Ele reconheceu também que os nomeados nesse período que não estiverem de acordo com os requisitos poderão permanecer no cargo - a não ser que sejam nomeados para outro cargo ou função, momento em que passarão pelo novo escrutínio.

O ministro da CGU, porém, evitou tecer comentários sobre as negociações travadas pelo governo com o Congresso para receber as indicações. "Nossa função é criar as regras. Agora, a parte da negociação de cargos, o presidente (Jair Bolsonaro) já deixou claro, está a cargo de ministros", disse. "Está aí o critério, se vai aceitar (indicação) ou não fica a cargo dos ministérios", acrescentou.

Uebel buscou minimizar o efeito da janela de dois meses até a entrada em vigor do decreto e disse que, uma vez fixados, os critérios já começam a ser incorporados pelos órgãos na prática. "A mudança já é imediata, já dá sinal para sociedade, para os gestores públicos de que esse é o perfil desejado", afirmou, negando que o decreto será inócuo quando passar a valer efetivamente.

Segundo ele, o prazo de dois meses é necessário para fazer os devidos ajustes nos processos internos de avaliação e nomeação. Para Uebel, haverá mudança gradual em toda a administração, pois quem é nomeado agora eventualmente deixará o cargo, e o substituto já estará sujeito às novas regras de requisitos mínimos.

Apesar dos critérios fixados pelo decreto, Rosário admitiu que quem ainda é alvo de processos em fase de apuração, ainda que da própria CGU, poderá ser nomeado porque não há condenação. Ele admitiu que o conceito de "reputação ilibada", um dos requisitos para a ocupação do cargo, é "complicado" e subjetivo. Mas advertiu que a responsabilidade é de quem nomeou e indicou.

O ministro disse ainda que espera ter em no máximo 60 dias a conclusão dos estudos para o desenvolvimento de um sistema que vai dar transparência às indicações políticas. A ideia, em estudo junto com a Secretaria de Governo, é mostrar qual parlamentar indicou determinado ocupante de cargo. Rosário reconheceu que a proposta enfrenta resistências.

Matérias Relacionadas

Política

MP abre investigação contra prefeito de Rio do Sul que censurou mostra LGBTQIA+

A denúncia foi apresentada pelo vereador de Florianópolis Leonel Casamal (PSol)
MP abre investigação contra prefeito de Rio do Sul que censurou mostra LGBTQIA+
Política

Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC

Na agenda, nenhum compromisso político
Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC
Política

Aprovado projeto que proíbe consumo de cigarro nos playgrounds de SC

A iniciativa prevê aplicação de multa para o infrator no valor de R$ 840
Aprovado projeto que proíbe consumo de cigarro nos playgrounds de SC
Saúde

Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá

Para o parlamentar, esta iniciativa não apenas reduzirá a fila de espera, mas também garantirá que os pacientes recebam os cuidados adequados desde cedo, diminuindo os riscos de diagnósticos tardios. 
Almeida apela para credenciamento de clínicas para tratamento e diagnósticos de TEA em Jaraguá
Ver mais de Política