transito
POLÍTICA

CCJ do Senado mantém cota mínima de candidaturas femininas nas eleições

24 Abr 2019 - 15h30Por Daniel Weterman

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou nesta quarta-feira, 24, o projeto que buscava acabar com o porcentual mínimo de candidaturas femininas exigido aos partidos políticos nas eleições. A proposta havia sido apresentada pelo senador Angelo Coronel (PSD-BA) com o argumento de que a exigência provoca o surgimento de candidaturas "laranjas" apenas para cumprir a legislação.

Com a rejeição na CCJ, o projeto será arquivado se não houver recursos contra a votação. O relator da matéria no colegiado, Fabiano Contarato (REDE-ES), entendeu que a proposta tinha uma intenção positiva em combater candidaturas de fachada, mas que o Congresso não pode acabar com aquilo que ele considera como uma conquista das mulheres na participação eleitoral.

A legislação eleitoral determina que cada partido ou coligação preencha o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. Como a maioria dos candidatos que se apresentam em cada eleição é composta por homens, as legendas ficam obrigadas a garantir que 30% das vagas sejam para mulheres.

Matérias Relacionadas

Política

Moraes decreta perda imediata do mandato de Zambelli

Suplente Adilson Barroso (PL-SP) deve tomar posse em 48 horas
Moraes decreta perda imediata do mandato de Zambelli
Política

Deputados de SC aprovam rota religiosa que deve impulsionar o turismo no Vale do Itajaí e Norte

Projeto do deputado Lunelli cria circuito integrado de fé, natureza e cultura em oito municípios
Deputados de SC aprovam rota religiosa que deve impulsionar o turismo no Vale do Itajaí e Norte
Política

Deputados de SC aprovam proposta que proíbe atividades de Halloween em escolas públicas

A proposta, apresentada em 2023, tramitou por dois anos antes de ser votada e receber aval da maioria dos parlamentares.
Deputados de SC aprovam proposta que proíbe atividades de Halloween em escolas públicas
Política

Em reunião com secretários, prefeito de Jaraguá do Sul avalia ações de 2025

Foi a último encontro geral de 2025 com o primeiro escalão de governo
Em reunião com secretários, prefeito de Jaraguá do Sul avalia ações de 2025
Ver mais de Política