PROCON
Política

Caropreso comemora liminar que impede fechamento de Hospital Psiquiátrico de Custódia de SC

 O hospital deveria encerrar suas atividades até 28 de agosto, em conformidade com uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determinou o fechamento de todos os hospitais de custódia do país

15 Jul 2024 - 10h40Por Janici Demetrio
Caropreso comemora liminar que impede fechamento de Hospital Psiquiátrico de Custódia de SC - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

 “Vitória do bom senso”, afirmou o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) sobre a liminar obtida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) na justiça catarinense, que suspende o fechamento do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico em Florianópolis. O local abriga pessoas que cumprem medida de segurança por cometerem crimes graves, como estupro e homicídio, mas que foram consideradas inimputáveis devido a doenças mentais severas.

 “Estávamos à beira de uma situação de pânico. O Tribunal de Justiça fez aquilo que todos nós esperávamos”, afirmou o deputado em suas redes sociais.

 O hospital deveria encerrar suas atividades até 28 de agosto, em conformidade com uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determinou o fechamento de todos os hospitais de custódia do país, baseada na Lei Antimanicomial de 2001.

Na última terça-feira (12), o tema foi debatido na Assembleia Legislativa em reunião conjunta das comissões de Saúde, Segurança Pública e Direitos Humanos, solicitada por Caropreso.

 No encontro, representantes do Poder Executivo, do Judiciário, do Conselho Regional de Medicina, do Instituto Estadual de Psiquiatria e outros órgãos públicos, além de membros da sociedade, afirmaram que o sistema de saúde estadual e municipal não teria condições de absorver, garantir a segurança, acompanhamento e tratamento adequado das pessoas atendidas pelo Hospital de Custódia.

 A resolução do CNJ determina que os internos dos hospitais de custódia sejam liberados para receber atendimento domiciliar, na rede hospitalar e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).

 “Pautamos esse tema na Alesc e a pressão sensibilizou as autoridades para o risco que a medida do CNJ traz para a sociedade, para os profissionais de saúde e para os próprios pacientes do hospital e seus familiares. O Hospital de Custódia desempenha um papel crucial na reabilitação dessas pessoas que cometeram crimes hediondos, oferecendo um ambiente seguro tanto para eles quanto para a comunidade.”

 Na sua avaliação o cumprimento da  resolução do CNJ pode resultar em graves consequências, expondo a população a riscos desnecessários e prejudicando o processo de tratamento e reintegração dos pacientes.

“Não somos contra a Lei Antimanicomial, mas o Estado precisa estar estruturado para isso e não dessa forma, liberando para o convívio social pessoas sem condições de alta médica, sem saber se estão mentalmente aptas,  sem o risco de cometerem novos crimes e sem estrutura na rede de saúde para atendê-las”, destaca Dr. Vicente.

Além da liminar concedida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), o deputado defende que a Procuradoria Geral do Estado entre com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a resolução do CNJ, seguindo o exemplo de outros estados como o Rio de Janeiro.

 Sobre a Liminar

O pedido de liminar foi feito pela 6ª Promotoria de Justiça da Capital ao Órgão Especial do TJSC. Com a medida, o Hospital de Custódia segue operante até que a ação que questiona a constitucionalidade do ato do CNJ seja analisada pelo STF.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram!  
Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas
Insta, Face e Site. 

Matérias Relacionadas

Política

O PL virou objeto de cobiça, e Jorginho terá de administrar a fila

Confira os bastidores da política com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso
O PL virou objeto de cobiça, e Jorginho terá de administrar a fila
Política

O velho poder encolheu: Jorginho e o PL redesenham Santa Catarina

Confira os bastidores da política com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso
O velho poder encolheu: Jorginho e o PL redesenham Santa Catarina
Política

Reeleito deputado estadual com 44 mil votos, Maurício Peixer promete defender região na Alesc

Deputado nascido em Guaramirim destaca compromisso com municípios do Vale do Itapocu e afirma que seguirá atuando em defesa da região no novo mandato
Reeleito deputado estadual com 44 mil votos, Maurício Peixer promete defender região na Alesc
Política

Jorginho avança, antigos rivais ficam pelo caminho e 2030 já entra em cena

Confira os bastidores da política com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso
Jorginho avança, antigos rivais ficam pelo caminho e 2030 já entra em cena
Ver mais de Política