dengue 2
Política

Câmara de Vereadores homenageia Sociedade Amizade

Sessão Solene comemorou 65 anos de história

17 Abr 2019 - 10h40Por CMJS

A Câmara de Vereadores realizou na noite desta terça-feira (16), sessão itinerante seguida de solene, nas dependências da Sociedade Desportiva e Recreativa Amizade. A proposição do vereador Ronaldo Magal (PSD), em comemoração aos 65 anos da sociedade, teve o objetivo de resgatar e valorizar esta história. Estiveram presentes na sessão, autoridades e comunidade do local. Na oportunidade o presidente Reno Weller, recebeu placa e flores em nome da sociedade. 

Em seu pronunciamento Ronaldo Magal ressaltou a importância de preservar as tradições da comunidade. “Me sinto muito feliz em poder homenagear a sociedade”, disse ele.
O prefeito Antídio Lunelli parabenizou a Sociedade Amizade, mencionando o incansável trabalho dos voluntários da comunidade para manter viva a tradição das festas de Rei e Rainha e todos os eventos que promovem. 

Rafael Gonçalves, que falou em nome da sociedade, ao relatar as ações que são desenvolvidas, também enalteceu a dedicação dos membros voluntários da comunidade e, por fim, pediu apoio das autoridades para a continuidade das atividades. 
 
Histórico 
Fundada em 10 de janeiro de 1954. Durante a solene, o presidente Reno Weller recebeu placa e flores em nome da sociedade. Na ocasião, reuniram-se 16 moradores das mediações da rua Itapocu Hansa e Tifa Schubert, que redigiram o estatuto e escolheram o nome da Sociedade. Havia três opções de nomes em questão: Sociedade "Tiro Certo", "Boa Amizade" e "Amizade". A escolha foi "Amizade", porque era este o espírito que pretendiam oferecer aos sócios, às recreações aos esportes praticados pelo grupo. 

No dia 07 de junho do mesmo ano, foi realizada a primeira festa de rei da Sociedade, onde, através da disputa de tiro, sagrou-se Rei o Sr. Augusto Schwarz. Como a Sociedade ainda não tinha sede própria, as Festas de Rei e bailes eram realizados nas residências ou edificações de sócios. A sede própria foi fundada apenas um ano depois, em 01 de maio de 1955, com a animação do conjunto musical Klitzke. Marcou o início de uma longa história, com eventos de sucesso, que geraram muitos momentos de alegria e descontração ao público em geral.

Em 20 de Outubro de 1968, ocorreu a primeira Festa de Rainha da Sociedade, onde sagrou-se Rainha a Sra. Ágata Utpadel. Nesta primeira reunião, estavam presentes 40 senhoras.
O estilo das festas de Rei e Rainha é mantido até os dias atuais. As festas são feitas separadamente, isto é, em festas de Rei participam apenas os homens, e em festas de Rainha participam apenas mulheres. Em ambas as festas, prevalece o espírito de confraternização, entretenimento e amizade, que juntos fundamentam os pilares da tradição alemã no nosso município e região.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Política

Lunelli pede que Congresso derrube veto de Lula e mantenha fim das saidinhas

Deputado disse que a sociedade precisa da garantia de segurança e do combate à impunidade
Lunelli pede que Congresso derrube veto de Lula e mantenha fim das saidinhas
Política

Porte de droga em qualquer quantidade deve ser criminalizada, decide Senado

Senadores aprovaram na noite de terça-feira (16) a proposta de emenda à Constituição (PEC); Saiba como votaram os senadores catarinenses
Porte de droga em qualquer quantidade deve ser criminalizada, decide Senado
Política

TSE adia julgamento que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif

Não foi dado um novo prazo para o julgamento
TSE adia julgamento que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif
Geral

Alesc aprova indicação para que o Estado auxilie os municípios no controle do maruim

Iniciativa do deputado Antídio Lunelli cita necessidade de produção em larga escala de controlador do inseto
Alesc aprova indicação para que o Estado auxilie os municípios no controle do maruim
Ver mais de Política