dengue 2
Jaraguá do Sul

Câmara de Jaraguá do Sul rejeita projeto que obrigava vereador a renunciar para assumir cargo de secretário na Prefeitura

A votação teve seis votos favoráveis e quatro contrários

04 Set 2019 - 14h42Por Da Redação

Na sessão desta terça-feira (3), os vereadores de Jaraguá do Sul, acataram em votação única, por seis votos favoráveis e quatro contrários, o parecer contrário da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, ao Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 1/2019, de autoria de Ademar Braz Winter, Anderson Kassner, Arlindo Rincos, Celestino Klinkoski, Isair Moser e Ronaldo Magal, que buscava alterar dispositivos da Lei Orgânica, proibindo vereador de assumir cargo de secretário municipal, estadual ou equivalente, sem antes, renunciar ao mandato na Câmara Municipal.

A proposta valeria a partir de 2021. Atualmente vereadores podem licenciar-se dos mandados, assumindo cargos de secretários municipais.

No parecer contrário da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, é citado o inciso I do artigo 56 da Constituição Federal, que diz “tratar-se de direito constitucionalmente regrado, não necessitando o vereador de autorização para tal”. Na tribuna, os vereadores registraram opiniões diferentes sobre a proposta.

“É uma proposta inconstitucional diz o parecer da comissão e jurídico da Casa. Fere a simetria das leis. Nós não podemos mudar isso”, lembrou Pedro Garcia. O propositor Arlindo Rincos, defendeu que, “nós podemos ser exemplo com esta aprovação. Valorizar quem apostou no vereador eleito”.

“Não depende de seguir a lei federal, mas sim da opinião de cada um aqui”, disse Jeferson de Oliveira. Já Celestino Klinkoski, frisou que, “pode ser moral, mas é inconstitucional (o Projeto de Emenda a LOM). Nós não podemos infringir a Constituição Federal, agir na inconstitucionalidade. No ano que vem os eleitores vão decidir” .

“Queremos esta mudança? Comecemos por Brasília. Se é inconstitucional, não podemos criar expectativas falsas na população. A legislação dá esse direito ao vereador. Vamos cobrar dos parlamentares que nos representam nas esferas maiores”, pontuou Jackson José de Avila.

Votaram favoráveis ao parecer, os vereadores Celestino Klinkoski, Eugênio José Juraszek, Jackson José de Avila, Jeferson Luís de Oliveira, Norbert Voigt e Pedro Garcia. Foram contrários, os vereadores Amarildo José Batista, Anderson Kassner, Arlindo Rincos e Isair Moser.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Política

Lunelli pede que Congresso derrube veto de Lula e mantenha fim das saidinhas

Deputado disse que a sociedade precisa da garantia de segurança e do combate à impunidade
Lunelli pede que Congresso derrube veto de Lula e mantenha fim das saidinhas
Política

Porte de droga em qualquer quantidade deve ser criminalizada, decide Senado

Senadores aprovaram na noite de terça-feira (16) a proposta de emenda à Constituição (PEC); Saiba como votaram os senadores catarinenses
Porte de droga em qualquer quantidade deve ser criminalizada, decide Senado
Política

TSE adia julgamento que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif

Não foi dado um novo prazo para o julgamento
TSE adia julgamento que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif
Geral

Alesc aprova indicação para que o Estado auxilie os municípios no controle do maruim

Iniciativa do deputado Antídio Lunelli cita necessidade de produção em larga escala de controlador do inseto
Alesc aprova indicação para que o Estado auxilie os municípios no controle do maruim
Ver mais de Política