vacina
Política

Câmara antecipa votação sobre número de cadeiras

09 Mai 2011 - 12h02



O presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Jaime Negherbon, do PMDB, afirmou na sexta-feira, 6, que a votação do projeto que altera o número de vereadores será em junho. No entanto, o que muda é a data da votação, agora antecipada para o dia 9. Ele também lembra que ainda não foi oficializado nenhum pedido de elevação de 11 para 15 cadeiras.

NOTÍCIAS ANTERIORES SOBRE O ASSUNTO

Na reunião plenária desta quarta-feira, o presidente da CDL, Wanderlei Passold, se posicionou contrário ao aumento no número de vereadores em Jaraguá do Sul. A opinião foi expressa diante do presidente da Câmara de Vereadores, Jaime Negherbon, do PMDB, que participou do encontro. Além disso, Passold apresentou uma sugestão ao Legislativo. O presidente da Câmara, Jaime Negherbon, disse na plenária que marcaria a data da votação e divulgaria ainda nesta quinta-feira. No entanto, ele não foi localizado para falar sobre o assunto.

NOTÍCIAS ANTERIORES SOBRE O ASSUNTO

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal de Jaraguá do Sul, que altera o número de cadeiras na Câmara de Vereadores não será votado no dia 5 de maio, conforme estava previsto. Na noite de terça-feira, dia 26 de abril, os vereadores aprovaram um requerimento para transferir a votação do projeto para o mês de junho, em data ainda a ser marcada. Há nos corredores da Câmara o debate sobre a elevação de 11 para 15 e não para 19 vereadores. A medida seria para contentar os que defendem o aumento no número de cadeiras na Câmara e amenizar o impacto da matéria.


No último dia 11 de abril, o presidente do Legislativo, Jaime Negherbon, do PMDB, havia confirmado a data de 5 de maio para a votação. Conforme o vereador, o projeto não foi colocado em votação ainda para que os vereadores possam discutir com os seus eleitores e ouvir deles o que pensam sobre o tema polêmico. Jaime reafirmou que, por conta disso, não será necessário fazer mais uma audiência pública ou outro tipo de consulta à população. O interessante é que os jaraguaenses procurem os vereadores e manifestem sua posição em relação ao número de vagas na Câmara.

NOTÍCIAS ANTERIORES SOBRE O ASSUNTO

Dentre os vereadores ouvidos pela Jaraguá AM nesta terça-feira, e que votaram contra o projeto na primeira votação, dois deles deram a entender que podem estudar melhor o assunto e até mudar o voto. O mesmo fez o vereador José Ozorio de Avila, na sessão seguinte à primeira votação. Sendo assim, o projeto que elevaria de 11 para 19 o número de vereadores não passaria, já que precisa de oito votos para ser aprovado. Jaime Negherbon ainda destaca que continua crescente nos bastidores do Legislativo a proposta de se aumentar de 11 para 15 ou 17 vereadores, ao invés de 19. Jaime Negherbon parabenizou a população e a Rádio Jaraguá pela iniciativa de provocar a audiência pública desta semana.

NOTÍCIAS ANTERIORES SOBRE O ASSUNTO

A mobilização, iniciada pela Jaraguá AM, e encampada pela Acijs, Apevi, OAB, DCE da Unerj e outras entidades e lideranças, serviu para alertar aos vereadores sobre o descontentamento da sociedade com a classe política. As manifestações da maioria dos presentes na audiência foram pela manutenção dos 11 vereadores. Nesta manhã, a nossa reportagem ouviu a opinião dos vereadores sobre a audiência pública. Ademar Braz Winter, do PSDB, foi o único que não esteve na audiência pública, por estar se recuperando de um acidente de trabalho. No entanto, ele reafirmou que é a favor do aumento no número de vagas na Câmara.


O vereador Lorival Demathê, do PMDB, votou contra o aumento de vagas na primeira votação e reafirmou que continuará mantendo o posicionamento.

Outro que não pretende mudar o posicionamento na segunda votação é o petista Justino da Luz, que avalia a audiência pública.

O comunista Jean Carlo Leutprecht, também afirma que não pretende mudar o voto.

Também foi favorável na primeira votação e promete repensar o assunto é o vereador do Partido Verde, Amarildo Sarti.

O petista Francisco Alves admitiu a possibilidade de avaliar o clamor da sociedade para a segunda votação do projeto.

O presidente da Câmara de Vereadores, Jaime Negherbon, conversou com nossa reportagem agora a pouco e comentou os resultados da audiência pública, antecipando que ainda não sabe quando o projeto de Emenda à Lei Orgânica será votado pela segunda vez. No entanto, revela que um plebiscito pode acontecer para que a população decida sobre o assunto.

Matérias Relacionadas

Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Política

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Política

Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público

Atualmente, de acordo com dados de um estudo apresentado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a PMSC conta com 9.580 policiais
Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público
Política

Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli participam de evento com Bolsonaro e Jorginho

Encontro ocorreu na terça-feira (23), em Florianópolis, durante passagem do ex-presidente por SC
Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli participam de evento com Bolsonaro e Jorginho
Ver mais de Política