Política
Brasil não pode fazer reforma ‘meia-boca’, afirma Bolsonaro
Presidente disse que a Câmara dos Deputados é soberana para fazer alterações, mas que espera que proposta não seja desidratada
Com a criação da Comissão Especial na Câmara dos Deputados, a tramitação da Reforma da Previdência enfim entra na fase de análise do conteúdo da proposta.
Por isso, as articulações do governo para manter o máximo possível do texto sem alterações já começaram. O presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, disse nesta quinta-feira (25) que espera a aprovação da proposta com o mínimo de alteração possível.
“A Câmara é soberana para fazer as alterações que melhor atendam às necessidades de todos. Agora, a economia é importante e a gente espera que ela (reforma) passe da forma mais próxima daquela que nós encaminhamos para lá”, disse.
Se for aprovada na íntegra, a reforma da Previdência gerará, em 10 anos, uma economia de R$ 1,236 trilhão, segundo dados do ministério da Economia. Ainda quando tramitava na CCJ, no entanto, o governo decidiu abrir mão de quatro pontos da reforma para, assim, diminuir a resistência de alguns parlamentares.
Além de abdicar das mudanças previstas para a aposentadoria compulsória, o governo também desistiu de acabar com a multa de 40% do FGTS nas demissões sem justa causa para aposentados que continuam empregados.
O Executivo também voltou atrás sobre a criação de um dispositivo que monopolizava na Justiça do Distrito Federal o julgamento de ações do INSS. Também foi retirado do texto a exclusividade do Executivo de propor novas mudanças nas regras previdenciárias.
“A gente espera que em havendo qualquer desidratação, não seja em um número que comprometa a reforma. A Argentina fez uma reforma – no linguajar popular ‘meia-boca’ – o Macri está tendo problema agora. E os problemas se avolumam”, ressaltou Bolsonaro.
Se aprovada na Comissão Especial, a reforma da Previdência será analisada pelo Plenário da Câmara, em dois turnos de votação, e exigirá pelo menos 308 dos 513 votos. Caso isso aconteça, o texto seguirá para análise dos senadores.
Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!
Matérias Relacionadas
Política
O velho poder encolheu: Jorginho e o PL redesenham Santa Catarina
Confira os bastidores da política com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso

Política
Reeleito deputado estadual com 44 mil votos, Maurício Peixer promete defender região na Alesc
Deputado nascido em Guaramirim destaca compromisso com municípios do Vale do Itapocu e afirma que seguirá atuando em defesa da região no novo mandato

Política
Jorginho avança, antigos rivais ficam pelo caminho e 2030 já entra em cena
Confira os bastidores da política com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso

Política
Prefeito e vice de Rio dos Cedros são afastados em operação contra suposto esquema de corrupção
A medida ocorre no âmbito da Operação Passe de Mágica, deflagrada pela Polícia Civil

