vacina
POLÍTICA

Bolsonaro recebe visita do ministro da Secretaria de Governo

05 Mai 2019 - 20h15Por Camila Turtelli

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Alberto Santos Cruz, chegou nesta noite de domingo, 5, ao Palácio da Alvorada, onde se encontra com o presidente da República, Jair Bolsonaro. Santos Cruz não conversou com a imprensa ao chegar e o encontro não estava na agenda oficial do presidente até o início da noite.

A reunião, em pleno domingo, coincide com a série de ataques contra o ministro nas redes sociais neste fim de semana. A hashtag #ForaSantosCruz é um dos assuntos mais comentados no Twitter.

O movimento que pede a cabeça do general começou após críticas feitas no sábado e neste domingo pelo escritor Olavo de Carvalho. O guru bolsonarista disse que Santos Cruz "fofoca e difama pelas costas". Neste domingo, Carvalho ainda escreveu "Controlar a internet, Santos Cruz? Controlar a sua boca, seu m...". O xingamento seria uma referência a uma entrevista concedida pelo ministro à jornalista Vera Magalhães, publicada pelo 'Estado', há exato um mês.

Na entrevista de abril, ao responder de que maneira as redes sociais podem ajudar o governo e não ser fonte de ruído, Santos Cruz afirmou que as redes podem até ser um instrumento importante de governo para a divulgação das suas ideias, dos seus projetos, mas que precisaria aprimorar a legislação. "Isso tem de ser feito. Mas tem de usar com muito cuidado, para evitar distorções, e que vire arma nas mãos dos grupos radicais, sejam eles de uma ponta ou de outra. Tem de ser disciplinado, até a legislação tem de ser aprimorada, e as pessoas de bom senso têm de atuar mais para chamar as pessoas à consciência de que a gente precisa dialogar mais, e não brigar", disse em abril.

Neste domingo, Bolsonaro foi às redes sociais para falar sobre o mesmo assunto. "Em meu governo, a chama da democracia será mantida sem qualquer regulamentação da mídia, aí incluídas as sociais. Quem achar o contrário, recomendo um estágio na Coreia do Norte ou Cuba", escreveu o presidente.

Outros membros do governo entraram na discussão. O ministro da Justiça, Sérgio Moro, também falou sobre as mídias. "O ponto, bom lembrar que não fosse a vitória eleitoral do presidente Jair Bolsonaro, estaríamos hoje sob 'controle social' da mídia e do Judiciário e que estava expresso no programa da oposição 'democrática'. Aliás, @jairbolsonaro reafirmou hoje o compromisso com a liberdade da palavra." Para alguns, as postagens foram interpretadas como uma resposta a Santos Cruz.

Matérias Relacionadas

Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Política

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Política

Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público

Atualmente, de acordo com dados de um estudo apresentado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a PMSC conta com 9.580 policiais
Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público
Política

Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli participam de evento com Bolsonaro e Jorginho

Encontro ocorreu na terça-feira (23), em Florianópolis, durante passagem do ex-presidente por SC
Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli participam de evento com Bolsonaro e Jorginho
Ver mais de Política