transito
POLÍTICA

Bolsonaro faz visita surpresa ao Congresso para evento fora da agenda

29 Mai 2019 - 13h36Por Amanda Pupo

Um dia após o anúncio de que os chefes dos três Poderes irão assinar um "pacto" pelas reformas no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro fez uma visita surpresa na manhã desta quarta-feira (29) ao Congresso Nacional, para onde seguiu a pé do Palácio do Planalto acompanhado da bancada do Partido Novo, que estava reunida com ele para um café da manhã.

Por volta de 9h30, o presidente apareceu no Saguão do Planalto e começou a travessia ao Parlamento para participar de uma homenagem ao humorista Carlos Alberto de Nóbrega realizada no plenário da Câmara dos Deputados. As duas Casas são separadas por uma rua e ficam localizadas na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

"Satisfação voltar a essa Casa que me acolheu por 28 anos, deixei boas amizades aqui dentro, estou vivendo uma fase diferente, outro lado da avenida da Esplanada, mas essas duas Casas juntas têm tudo para mudar o Brasil", disse Bolsonaro durante a caminhada, em vídeo gravado e postado pelo deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) em sua rede social.

Bolsonaro não respondeu às perguntas feitas pela imprensa durante a travessia, que durou menos de cinco minutos e foi reforçada por um grupo de seguranças. O esquema, no entanto, foi mínimo comparado ao habitual, já que o presidente da República sempre faz trajetos com um comboio de carros e uma ambulância o acompanhando.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez uma avaliação positiva da visita do chefe do Executivo, que tenta aprovar no Parlamento a reforma nas regras da aposentadoria. "Foi bom o presidente vir aqui prestigiar o homenageado, a Câmara, a gente precisa mais de diálogo e proximidade do que de conflito", disse Maia a jornalistas.

A escapada foi decidida durante o café com a bancada do Novo e pegou o Parlamento de surpresa. Maia, que chegou ao plenário da Câmara depois de Bolsonaro, brincou com a situação. "Ao presidente Bolsonaro, por estar prestigiando mais uma vez a Câmara dos Deputados, com a sua presença fora da agenda, o que desorganiza a nossa agenda também. Eu estava com cinco reuniões, tive que vestir o terno e vir correndo", disse durante a sessão, que contou com a presença também dos ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e da Cidadania, Osmar Terra.

Antes de ir andando ao Congresso, Bolsonaro ligou a Maia para avisar da visita, contou o deputado federal Vinicius Poit (Novo-SP), que estava no café com o presidente. "Já avisamos (a Rodrigo Maia) que estaríamos aqui (para) apertar a mão dele e voltar para o lado de lá, porque tem muito trabalho lá e vocês também tem aqui", comentou Bolsonaro ao chegar ao Plenário da Câmara.

Para Lorenzoni, a surpresa foi um "gesto de carinho e respeito" a Nóbrega, de quem Bolsonaro é fã, definiu o ministro. "Ele resolveu fazer uma surpresa, não pode? Um gesto em relação a Câmara, de carinho que ele teve com o Carlos Alberto, com o Parlamento, e um respeito a própria arte", afirmou o ministro da Casa Civil a jornalistas.

"É uma honra estar aqui nesse evento patrocinado, porque atinge positivamente a todos nós. Sem humor sem alegria não tem-se razão de viver", disse Bolsonaro ao lado de Maia, Nóbrega e do deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP), de quem foi a iniciativa da homenagem.

Para voltar ao Planalto, Bolsonaro optou, novamente, pela caminhada. Ao chegar no local de trabalho da Presidência, o chefe do Executivo falou com alunos da Escola Municipal Céu Azul, que fica em Valparaíso de Goiás (GO).

Matérias Relacionadas

Política

Lunelli pede que Congresso derrube veto de Lula e mantenha fim das saidinhas

Deputado disse que a sociedade precisa da garantia de segurança e do combate à impunidade
Lunelli pede que Congresso derrube veto de Lula e mantenha fim das saidinhas
Política

Porte de droga em qualquer quantidade deve ser criminalizada, decide Senado

Senadores aprovaram na noite de terça-feira (16) a proposta de emenda à Constituição (PEC); Saiba como votaram os senadores catarinenses
Porte de droga em qualquer quantidade deve ser criminalizada, decide Senado
Política

TSE adia julgamento que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif

Não foi dado um novo prazo para o julgamento
TSE adia julgamento que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif
Geral

Alesc aprova indicação para que o Estado auxilie os municípios no controle do maruim

Iniciativa do deputado Antídio Lunelli cita necessidade de produção em larga escala de controlador do inseto
Alesc aprova indicação para que o Estado auxilie os municípios no controle do maruim
Ver mais de Política