vacina
Política

Audiência Pública debate regime de previdência dos servidores municipais

O objetivo foi esclarecer dúvidas a cerca da proposta que deu entrada no Legislativo no dia 04 de fevereiro

04 Mar 2020 - 14h23Por Da Redação

 

Ocorreu na noite desta terça-feira (03), na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Audiência Pública para debater questões referentes ao Projeto de Lei Complementar nº 5/2020, do Executivo, que trata do regime de previdência dos servidores públicos municipais. O objetivo foi esclarecer dúvidas a cerca da proposta que deu entrada no Legislativo no dia 04 de fevereiro.

Uma portaria publicada pelo Ministério da Economia ainda em 2019 define regras e prazos para que estados, Distrito Federal e municípios adaptem os respectivos regimes próprios de previdência social à reforma da Previdência (Emenda Constitucional 103/19).

A portaria 1.348/19, define que as adequações devem ser aprovadas até 31 de julho de 2020.

A Audiência Pública lotou a Câmara Municipal. Participaram vereadores e servidores públicos. Na mesa de autoridades, Rosana Rosa e Rafael Kirs, representando o Issem, Cláudia Iten, assistente jurídica da Sindicato dos Empregados nas Empresas Prestadoras de Serviços e Asseio e Conservação (Sindasc), Luiz César Schorner, presidente do Sinsep e Lizeu Mazzioni, presidente da Federação dos Servidores Públicos. O vereador Arlindo Rincos, proponente da audiência, mediou os trabalhos, tendo ao lado o presidente da Câmara, Dico Moser.

O presidente do sindicato dos servidores voltou a citar perdas que a categoria vem acumulando ao longo dos anos e defendeu que a administração faça somente a adequação prevista na Emenda Constitucional nº 103 quanto à alíquota, mas que seja de forma progressiva e que as demais regras sejam discutidas e implementadas futuramente. “Essas alterações implicam na vida das pessoas”, alertou.

“O Issem Previdência tem vida longa, mas precisa fazer adequações, se não, lá na frente vai faltar”, avisou a representante do Instituto, Rosana Rosa, lembrando que em 2019 houve um déficit de R$ 11 milhões.

Foi unânime entre os servidores a opinião de analisar com mais tempo as regras de transição da reforma.

Como encaminhamentos da audiência, será feito um pedido de informações junto ao Issem sobre o cálculo atuarial, com respectivo impacto financeiro e estudo técnico da evolução de aposentadorias do quadro funcional de servidores. Sinsep apresentar auditoria paralela dos cálculos atuariais e requerimento junto à prefeitura para aumento da contribuição patronal.

Vereadores que participaram da Audiência Pública: Anderson Kassner, Celestino Klinkoski, Ronaldo Magal, Rogério Jung, Marcelindo Carlos Gruner, Jackson Avila e Eugênio Juraszek).


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Política

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Política

Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público

Atualmente, de acordo com dados de um estudo apresentado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a PMSC conta com 9.580 policiais
Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público
Política

Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli participam de evento com Bolsonaro e Jorginho

Encontro ocorreu na terça-feira (23), em Florianópolis, durante passagem do ex-presidente por SC
Adriano Zimmermann e Dênis Lunelli participam de evento com Bolsonaro e Jorginho
Ver mais de Política