Política

Ano Legislativo inicia: Dr. Vicente aponta desafios para Santa Catarina

A sessão inaugural foi marcada pela leitura da mensagem do governador Jorginho Mello

07 Fev 2024 - 10h24Por Janici Demetrio
Ano Legislativo inicia: Dr. Vicente aponta desafios para Santa Catarina  - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O ano legislativo teve seu pontapé inicial na Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta terça-feira (6). A sessão inaugural foi marcada pela leitura da mensagem do governador Jorginho Mello. Durante o evento, o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) destacou desafios para o desenvolvimento, como a celeridade das obras de infraestrutura rodoviária, tanto federais quanto estaduais, em andamento no estado.

"Só na região da Amvali temos quatro grandes obras rodoviárias em execução, que são conquistas importantíssimas e prioridades do governo estadual, mas que não estão no ritmo que almejamos. Precisamos de um grande esforço nesse sentido, envolvendo a bancada federal também. A infraestrutura, a logística de transporte, é um calo para nossa economia. Temos uma BR-101 engarrafada a todo momento e um Porto de Itajaí, que já foi o segundo maior do país em movimentação de contêineres, parado há mais de um ano", afirmou o deputado.

Saúde

Além disso, a questão da saúde também preocupa o parlamentar, que é vice-presidente da Comissão de Saúde da Alesc. Ele espera que a execução do Programa de Valorização dos Hospitais Filantrópicos e Municipais e a Tabela Catarinense de Procedimentos Cirúrgicos diminuam o tempo de espera por cirurgias eletivas.

No ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde realizou mais de 110 mil cirurgias eletivas e emergenciais, 21% a mais que em 2022. Porém, novas pessoas entram na fila todos os dias, e o número chega a 100 mil pacientes aguardando.

"A fila não é problema, o problema é a fila não andar com agilidade. Discutimos muito isso na Comissão de Saúde no ano passado. O governo, por intermédio da secretária Carmen Zanotto, fez a revisão da política hospitalar, incluiu mais hospitais parceiros, ampliou o atendimento de especialidade de forma regional, a exemplo do hospital São José, de Jaraguá do Sul, que foi credenciado para efetuar cirurgias cardíacas. Estamos acompanhando todo esse processo", afirmou o deputado.

Inclusão

À frente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dr. Vicente já trabalha para ampliar a realização de eventos de formação e capacitação em parceria com municípios e entidades.   Em 2023, mais de 6 mil pessoas participaram de atividades da comissão.

Enxurradas

O parlamentar também destacou apoio  a posição do governador Jorginho Mello que anunciou  obras de desassoreamento dos rios como forma de  diminuir o risco de enchentes.

“Não dá para esperar que o clima colabore. É preciso união de esforços para garantir segurança para a população, para o patrimônio das famílias”.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou no Telegram

Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas

Insta: @radiojaragua

Face: /fmjaragua

Site: www.diariodajaragua.com.br

Matérias Relacionadas

Geral

Com mais de 500 inscritos, Guaramirim será palco de Seminário Sobre educação Inclusiva

Evento proposto pelo deputado Dr. Vicente Caropreso acontecerá na próxima segunda-feira
Com mais de 500 inscritos, Guaramirim será palco de Seminário Sobre educação Inclusiva
Segurança

Lula sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos

Lula acatou uma recomendação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para manter o direito à saída temporária dos presos do semiaberto para visita a familiares
Lula sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos
Política

Projeto certifica Associação dos Amigos da Segurança Púbica de Jaraguá como de utilidade pública

O autor da proposta, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), fez uma enfática defesa da entidade, fundada em 2015, destacando suas ações para fortalecer as forças de segurança.
Projeto certifica Associação dos Amigos da Segurança Púbica de Jaraguá como de utilidade pública
Política

Lunelli pede que equipamentos parados sejam instalados com urgência em escola de Jaraguá

Unidade escolar Professora Valdete Piazera aguarda, há dois anos, instalação de lousas digitais, retroprojetores e computadores
Lunelli pede que equipamentos parados sejam instalados com urgência em escola de Jaraguá
Ver mais de Política