Política

Alesc elege nova Mesa Diretora, tendo Mauro de Nadal na presidência

Nadal volta a ocupar o cargo, ao qual já havia exercido no ano de 2021

01 Fev 2023 - 16h23Por Janici Demetrio
  - Crédito: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL - Crédito: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Uma sessão, realizada na manhã desta quarta-feira (1º), marcou a eleição do deputado Mauro de Nadal (MDB) como presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para o biênio 2023-2025. Com o resultado, Nadal volta a ocupar o cargo, ao qual já havia exercido no ano de 2021.

O processo eletivo transcorreu de forma aberta e nominal, sendo conduzido pelos deputados com mais idade entre os de maior número de legislaturas, com Padre Pedro Baldissera (PT) na presidência, e Julio Garcia (PSD) e Marcos Vieira (PSDB) secretariando os trabalhos.

Na ocasião, foram definidos ainda os demais integrantes da Mesa Diretora do Legislativo estadual, também com vigência para os próximos dois anos. Foram escolhidos Maurício Eskudlark (PL) como 1º vice-presidente; Rodrigo Minotto (PDT) como 2º vice-presidente; Paulinha (Podemos) como 1ª secretária; Padre Pedro Baldissera (PT) como 2º secretário; Marcos da Rosa (União Brasil) como 3º secretário; e Delegado Egídio Ferrari (PTB) como 4º secretário.

Acordo partidário
Tanto a eleição para a Presidência quanto para os cargos da Mesa Diretora foram obtidas mediante a apresentação de candidaturas únicas. Ao proferirem seus votos, os deputados observaram que o encaminhamento atendeu a um acordo prévio entre os partidos e blocos partidários, visando a autonomia e o bom funcionamento da Casa, também sendo citadas a qualificação e experiência dos nomes indicados.

Desta forma, a definição dos cargos diretivos da Alesc ocorreu por ampla maioria de votos favoráveis, com os deputados Ana Campagnolo (PL) e Sargento Lima (PL) manifestando divergência na escolha de Nadal como presidente. Estes deputados voltaram a discordar também da composição da Mesa Diretora, posicionamento ao qual também se associou Jessé Lopes (PL).

Cooperação e soma de esforços
Já empossado como presidente, Nadal agradeceu a composição partidária que possibilitou a sua eleição, declarando que a sua gestão abrirá espaço para os diferentes posicionamentos presentes no Legislativo estadual.

“Nossa assembleia é plural e cada parlamentar tem a sua visão de mundo, as suas prioridades, uma representação estratificada da sociedade e o meu compromisso pessoal é de trabalhar incansavelmente para que todos, todos, possam exercer seus mandatos na plenitude, sempre para atender o interesse da sociedade catarinense com harmonia e respeito ao próximo.”

Ele afirmou que pretende dar sequência a projetos e ações que contribuam para a modernização administrativa da Alesc, tornando seus processos internos mais ágeis, transparentes e próximos do cidadão. 

Já ao governador do Estado, Jorginho Mello (PL), Nadal declarou que pretende manter um relacionamento de “alto nível e respeitoso”, com “harmonia e cooperação” entre os poderes.

O novo presidente da Assembleia Legislativa encerrou seu pronunciamento afirmando que a cooperação e a soma de esforços entre os agentes públicos, independentemente de posicionamento partidário, é também um desejo da sociedade catarinense.

“Esta  é a vontade do nosso eleitor. Que todos nós estejamos irmanados para construir uma Santa Catarina melhor, para honrar e orgulhar o voto de cada um e cada uma que conferiram a nós o mandato e a responsabilidade de fazer um trabalho de excelência por eles e pelo nosso estado catarinense.”

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nosso grupos do WhatsApp ou em nossa Comunidade e ainda no Telegram! 

Matérias Relacionadas

Geral

TSE altera data do concurso da Justiça Eleitoral para 8 de dezembro

Prazo para inscrição termina na próxima quinta-feira (18)
TSE altera data do concurso da Justiça Eleitoral para 8 de dezembro
Política

Caropreso comemora liminar que impede fechamento de Hospital Psiquiátrico de Custódia de SC

 O hospital deveria encerrar suas atividades até 28 de agosto, em conformidade com uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determinou o fechamento de todos os hospitais de custódia do país
Caropreso comemora liminar que impede fechamento de Hospital Psiquiátrico de Custódia de SC
Política

(VÍDEO) Donald Trump é retirado de comício após tiros; ex-presidente foi ferido na orelha

Jornalistas que estavam no local relataram que ouviram "uma série de fortes explosões ou estrondos"
(VÍDEO) Donald Trump é retirado de comício após tiros; ex-presidente foi ferido na orelha
Santa Catarina

Governo repassa R$ 5 milhões para obras da UPA 24 Horas de Barra Velha

Recurso é indicação da bancada parlamentar do Norte Catarinense
Governo repassa R$ 5 milhões para obras da UPA 24 Horas de Barra Velha
Ver mais de Política