Política
A caminho da prisão?
Confira os bastidores da política desta sexta-feira (28) com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso

Jair Bolsonaro está oficialmente transformado em réu pela primeira turma do Supremo Tribunal Federal, algo que já era aguardado na ofensiva marcadamente perseguidora de Alexandre de Moraes e seus comparsas contra o ex-presidente da República.
Como reagirá o liberal? Vai reagir percorrendo o país, fazendo não apenas aquilo que sabe, mas também o que pode fazer para reforçar a sua condição de principal líder eleitoral do Brasil. E o mais popular também. Disparado. Claro, o maior líder político brasileiro é quem ocupa a cadeira para onde guindaram Lula da Silva depois de o tirarem da cadeia.
Mas, não necessariamente, ele é o grande líder eleitoral. Tanto é verdade que não consegue circular pelas ruas de nenhuma cidade brasileira. Simples assim.
Como Bolsonaro tem esse ativo, essa popularidade, ela servirá justamente para confrontar com a decisão do Supremo que o incrimina pelo tal golpe de Estado, golpe fictício de 8 de janeiro. Então, a estratégia está correta.
Brasil afora
Andar por todos os estados brasileiros, buscando o apoio popular, arrastando multidões para que isso possa servir de sinalização para a sociedade como um todo. Para o Supremo, de nada adiantará. Porque eles não estão nem aí, eles se consideram deuses do olimpo, inalcançáveis, inatingíveis, acima da Lei e da Constituição.
Bel prazer
Eles fazem a interpretação da Constituição e das leis de acordo com seus interesses políticos. Basicamente é isso. Mas o que Bolsonaro vai fazer? Ficar de braços cruzados em Brasília? Não.
Agenda
Dentro dessa peregrinação, dessa maratona, Santa Catarina já se organiza para recebê-lo numa grande mobilização. Jorginho Mello esteve nesta terça-feira em Brasília, mas falou ao telefone com Bolsonaro. Não se encontraram pessoalmente.
Tamo junto
Ele prestou a sua solidariedade e seu apoio diante do julgamento que foi iniciado na própria terça e encerrado nessa quarta.
Olho no olho
Na semana que vem, Jorginho terá um encontro pessoal com Jair Bolsonaro em Brasília, quando então pretende colocar Santa Catarina no calendário do ex-presidente. A ideia é que seja na última semana de abril a passagem dele pelo estado.
Força
Jorginho Mello quer reunir prefeitos, vereadores, deputados, parlamentares, lideranças de todas as frentes e de todas as regiões para manifestar solidariedade, respaldo e apoio a Jair Bolsonaro.
Liberais
Esse encontro pode ter até uma característica partidária, mostrando a força do PL para Bolsonaro, deixando evidenciado que o projeto de 2026 de reeleição de Jorginho Mello, além de bem azeitado, poderá proporcionar, também, resultados favoráveis e animadores no contexto legislativo.
Câmara Alta
A ideia é eleger os dois senadores, um pelo menos do PL. A outra vaga, muito provavelmente, será para o PP na figura de Esperidião Amin, que ultimamente tem estado muito alinhado com as causas da direita, de Bolsonaro e até mesmo do próprio PL.
Distância
Tanto é que não marcou presença no aniversário de João Rodrigues, como vinha fazendo há vários anos consecutivamente. Ali já deu um aceno para o PL, para Jorginho, no que diz respeito a sua intenção de buscar a reeleição ao Senado.
Aliás, poderia vir a ser a primeira vez na história política de Santa Catarina. Os catarinenses nunca reelegeram um senador da República.
- Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá no Insta, Face e Site
- Lista de transmissão no Instagram!
- Grupos de WhatsApp, Telegram e canal de WhatsApp
Matérias Relacionadas
Geral
Vereador Almeida propõe emendas a projeto sobre cemitérios em Jaraguá do Sul
Segundo o parlamentar, as mudanças, corrigem falhas técnicas, eliminam burocracias excessivas e, acima de tudo, garantem respeito às famílias no momento do luto.

Política
Argos Burgardt reassume Secretaria de Administração da Prefeitura de Jaraguá do Sul
Ele esteve à frente da secretaria no início da gestão de Antídio Lunelli. Em 2021, deixou a pasta para seguir carreira na iniciativa privada

Política
Antídio Lunelli protocola na Alesc moção de aplauso à Polícia Militar de Jaraguá do Sul
Parlamentar é autor de emenda de R$ 2,3 milhões para construção de uma Central de Monitoramento Regional

Saúde
Dr. Vicente comemora habilitação do Hospital Jaraguá para cirurgias de joelho e quadril pelo SUS
Medida vai ampliar a oferta de cirurgias ortopédicas para reduzir a fila de espera
