Polícia

Mulher se passava por irmã morta há 35 anos

24 Mai 2011 - 12h07

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher, ao Idoso (DPCAMI) de Jaraguá do Sul, descobriu neste mês que uma mulher que se passava há quase 35 anos por Neli de Souza, era na verdade a irmã dela; seu nome verdadeiro é Santalina Borges Meurer, de 63 anos. A verdadeira Neli já tinha falecido.


O Inquérito Policial que está indiciando Santalina por falsidade ideológica e falsa identidade foi instaurado em fevereiro, mas só neste mês os familiares foram localizados e, após depoimentos deles, a Polícia Civil teve a extensão da mentira de Santalina. Nem os três filhos sabiam do nome verdadeiro de mãe.

O CASO

Em fevereiro uma mulher se denominando Neli de Souza teve seus documentos furtados e foi ao Setor de Identificação de Jaraguá do Sul para providenciar novo documento. Encaminhado para o Instituto Geral de Perícia (IGP), verificou-se que as digitais coletadas eram de outra pessoa: Santalina Borges Meurer.

Os Policiais da DPCAMI de Jaraguá do Sul abriram Inquérito Policial para investigar o caso. Após diligências e depoimentos descobriu-se que há quase 35 anos ela se passava pela irmã falecida.

Em 1971, Santalina Ferreira Borges, ao pedido do pai, casou-se com um senhor bem mais velho que ela, e passou a se chamar Santalina Borges Meurer. Entretanto, como não vivia uma união conjugal com seu primeiro esposo, casou-se novamente em 1976, utilizando-se dos documentos pessoais da irmã Neli Ferreira Borges, já falecida. Ela fez isso porque não poderia se casar novamente sem estar divorciada. Santalina passa a assumir o nome de Neli de Souza.


Desde então, os filhos que ele teve com o segundo casamento, todas as aquisições financeiras foram adquiridas com a identidade de Neli de Souza. Nem os filhos sabiam o verdadeiro nome dela.

Outra questão apurada pela Polícia é que em 1977, com o falecimento do primeiro esposo, a acusada utiliza seus documentos verdadeiros, como viúva, para receber o benefício do INSS.

 

Matérias Relacionadas

Segurança

Três homens são mortos a tiros em Barra Velha

Crime aconteceu nesta manhã 
Três homens são mortos a tiros em Barra Velha
Segurança

Motorista embriagado é preso em Guaramirim 

A abordagem aconteceu na via marginal da BR-280
Motorista embriagado é preso em Guaramirim 
Segurança

Procurado por violência doméstica é preso em Massaranduba

Prisão aconteceu após denúncia.
Procurado por violência doméstica é preso em Massaranduba
Segurança

(Vídeo) Carros são destruídos após incêndio em loja de veículos em Joinville

Câmeras de segurança registraram o momento em que um homem encapuzado invade a loja e ateia fogo em um dos carros.
(Vídeo) Carros são destruídos após incêndio em loja de veículos em Joinville
Ver mais de Polícia