dengue
Polícia

Delegado apresenta ações para suprir a demanda da 15ª Regional

O delegado da 15ª Regional de Polícia Civil, Fabiano dos Santos Silveira, participou da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul nesta terça-feira (10).

11 Dez 2019 - 15h30Por Da Redação

O delegado da 15ª Regional de Polícia Civil, Fabiano dos Santos Silveira, participou da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul nesta terça-feira (10). O requerimento para sua participação foi do vereador Marcelindo Gruner (PTB) com o objetivo de apresentar as atividades desenvolvidas pela delegacia e as ações para ampliação da capacidade de atendimento à população.

Questionado pelos vereadores Celestino Klinkoski (PP) e Pedro Garcia (MDB) sobre o quadro de funcionários e sobre a estrutura da Regional que fica na Rua Martim Stahl, no bairro Vila Nova, Silveira deu um panorama das iniciativas que o Governo Estadual tem tomado para melhorar o serviço prestado. Segundo ele, dois novos peritos começaram a trabalhar no Instituto Médico Legal (IML) que fica no mesmo prédio e outras vagas poderão ser criadas em breve para suprir a grande demanda da comunidade, principalmente envolvendo a Ciretran que é onde está a maior procura. O agente da Civil também ressaltou que, atualmente, os mais variados processos que envolvem documentação estão sendo digitalizados e que nos próximos anos a demanda por atendimento presencial deve cair muito.

Marcelindo Gruner destacou o papel da Polícia Civil também na educação de crianças e jovens para a manutenção dos bons indicadores da segurança pública do município. O parlamentar lembrou que Jaraguá é uma cidade segura no quesito assassinatos, porém tem muitos problemas de violência contra as mulheres. Para ele, o trabalho deve ser feito no sentido de buscar punir exemplarmente aqueles que cometem esse tipo de crime e trabalhar na educação junto às escolas, tal qual é feito pela Polícia Militar com o Proerd. Silveira afirmou que várias entidades já procuraram a PC para construir parcerias e projetos de educação dos jovens e conscientização sobre a violência doméstica. Em 2020, segundo ele, esses projetos devem ganhar vida. Para o delegado, a violência dentro dos lares é o embrião de toda a violência da sociedade, pois as crianças que crescem assistindo a essas cenas de barbárie acabam por se tornar mais agressivas também na vida adulta.

Os vereadores Arlindo Rincos (PSD), Isair Moser (PSDB) e Eugênio Juraszek (PP) demonstraram preocupações com relação aos procedimentos para obtenção da carteira de motorista. Uma das principais ações que deve ser realizada na Ciretran é a descentralização dos exames de habilitação, segundo o delegado. Silveira avisa que novos locais para a realização desses testes práticos de direção devem ser disponibilizados em cidades vizinhas como Guaramirim, Schroeder, Corupá e Massaranduba. Isso irá desafogar a demanda em Jaraguá do Sul e diminuir o tempo de espera dos alunos entre a última aula na autoescola e a prova prática. Isso, segundo o delegado, deve também aumentar o índice de aprovação nos testes, já que os alunos vão estar mais preparados na hora do exame.

Matérias Relacionadas

Segurança

Morador usa gasolina para acender churrasqueira e casa é incendiada em SC

Chamas foram contidas antes da chegada dos bombeiros
Morador usa gasolina para acender churrasqueira e casa é incendiada em SC
Segurança

Briga entre irmãos termina com carro, portões e eletrodomésticos danificados em Guaramirim

Fato ocorreu na madrugada deste sábado (2)
Briga entre irmãos termina com carro, portões e eletrodomésticos danificados em Guaramirim
Segurança

Cabeça de homem é encontrada em posto de combustíveis de Araquari

O caso está sendo investigado.
Cabeça de homem é encontrada em posto de combustíveis de Araquari
Segurança

Vítima de estupro presta depoimento na Delegacia da Mulher

Em 40 minutos, ela contou detalhes da violência que sofreu na noite de 19 de fevereiro, ao se deslocar para casa, em Jaraguá do Sul
Vítima de estupro presta depoimento na Delegacia da Mulher
Ver mais de Polícia