Polícia

Cinco pessoas são presas por agiotagem e extorsão, em Rio Negrinho e Itaiópolis 

Operação Avalanche prendeu grupo que cobrava vítimas sob ameaça

24 Jun 2024 - 20h21Por Rogério Tallini
Operação Avalanche levou cinco pessoas à prisão - Crédito: Polícia Civil de SCOperação Avalanche levou cinco pessoas à prisão - Crédito: Polícia Civil de SC

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Rio Negrinho, deflagrou na sexta-feira (21) a “Operação Avalanche”, com o objetivo de combater os crimes de extorsão e agiotagem praticados na cidade por uma organização criminosa, que vinha agindo há meses na região. Durante a ação, os policiais civis cumpriram quatro mandados de prisão preventiva em Rio Negrinho e um em Itaiópolis, totalizando cinco presos. 

De acordo com a investigação, os criminosos praticavam a agiotagem diretamente por meio de empréstimo de dinheiro às vítimas. A cobrança de quem não pagava em dia os valores do empréstimo ou o valor da dívida era feita por meio de coação, constrangimento, ameaça e chantagem, sempre com muita agressividade.

Conforme os policiais civis, os agiotas da facção abordavam inclusive as vítimas nos seus locais de trabalho e em suas residências, portando arma de choque e também arma de fogo. Eles exigiam o valor e dando prazo exíguo para o cumprimento da suposta obrigação.

As vítimas recebiam contatos de extorsão, via ligações telefônicas e mensagens de texto e fotografias, por meio de aplicativos de mensagens. Nas mensagens, destaca-se o conhecimento dos criminosos sobre a rotina das vítimas, de seus familiares, locais de moradia e veículos que possuíam. Tudo isso, utilizado pelos suspeitos em tom ameaçador, de morte e agressões diversas.

Além disso, os “cobradores” trabalhavam realizando este tipo de extorsão mediante violência e coação a mando dos donos de uma revenda de veículos da cidade, ameaçando eventuais devedores, sendo um dos proprietários preso na operação. Além dele, foi detido um agiota e três indivíduos responsáveis pelas cobranças.

Os suspeitos foram encaminhados ao presídio de Mafra, onde responderão pela prática dos crimes de extorsão, agiotagem e organização criminosa. Outros suspeitos de integrar a organização já foram identificados, e deverão responder pelos mesmos crimes.
A operação contou com o apoio das delegacias de São Bento do Sul e de Mafra.

Informações: Comunicação / Polícia Civil de Santa Catarina

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e região? Participe dos nossos grupos do WhatsApp ou no Telegram!  
Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá em todas as plataformas
InstaFace e Site

Matérias Relacionadas

Segurança

Homem é preso após passar a mão em segurança em Jaraguá do Sul

Caso foi registrado na madrugada deste domingo (14)
Homem é preso após passar a mão em segurança em Jaraguá do Sul
Segurança

Homem é detido após fumar em hospital e desacatar policiais em Jaraguá do Sul

Fato ocorreu no final da manhã deste sábado (13)
Homem é detido após fumar em hospital e desacatar policiais em Jaraguá do Sul
Segurança

Novos deslizamentos de terra são registrados na SC-110 em Bom Retiro

Fato foi registrado em uma queda de barreira já existente na Serra do Panelão
Novos deslizamentos de terra são registrados na SC-110 em Bom Retiro
Segurança

Fugitivo do Rio de Janeiro é preso em Jaraguá do Sul

O crime aconteceu em 2023
Fugitivo do Rio de Janeiro é preso em Jaraguá do Sul
Ver mais de Polícia