Joaçaba Pneus
Balanço Positivo

12ª RPM comemora um ano e fecha o planejamento para 2019

O coronel Amarildo destaca que Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e região conseguiram uma importante conquista na área da Segurança Pública.

18 Dez 2018 - 18h25
12ª RPM comemora um ano e fecha o planejamento para 2019 - Crédito: Divulgação\12ªRPM Crédito: Divulgação\12ªRPM

Nesta segunda-feira (17), o comandante da 12ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Amarildo de Assis Alves, juntamente com sua equipe, finalizou o balanço do primeiro ano de criação da Regional e fechou o planejamento para 2019.

Em novembro de 2017, o Governo do Estado e a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) instituíram a 12ª RPM, com sede em Jaraguá do Sul, responsável por aproximadamente 400 mil habitantes, distribuídos em oito municípios e dois batalhões – o 14º BPM (Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Schroeder e Massaranduba) e o 23º BPM (São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre).

O coronel Amarildo destaca que Jaraguá do Sul, São Bento do Sul e região conseguiram uma importante conquista na área da Segurança Pública. “Com a criação da 12ª RPM, não estamos mais vinculados ao município de Joinville. Em Santa Catarina, a PM atualmente é dividida em 12 regiões que fazem parte do planejamento e orçamento da Corporação, inclusive na distribuição de efetivo, viaturas e armamentos. Dessa forma, agora, temos mais autonomia operacional e administrativa para nos adequarmos as necessidades de nossa região e melhorarmos, cada vez mais, a segurança dos nossos municípios”, comemora o Comandante da 12ª RPM.

Em outubro deste ano, o comandante-geral da PMSC, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, esteve em Jaraguá do Sul para a inauguração da sede da 12ª RPM e entrega de seis novas viaturas. A sede da Região possui uma área de 1.200,00m², localizada no centro de Jaraguá do Sul, comportando todas as seções administrativas e operacionais ligadas à PMSC – inclusive corregedoria, inteligência e comunicação.

A chefe do Estado Maior da 12ª RPM, tenente-coronel Arlene Sousa da Silva Villela, ressalta que com a sede própria a Regional conseguirá desenvolver novos projetos, estreitar parcerias e aproximar, ainda mais, os oito municípios da circunscrição. “Iremos fortalecer regionalmente os programas preventivos desenvolvidos pela PMSC, como o Rede de Vizinhos, Rede Catarina, Rede de Proteção Escolar, Proerd e Conseg, buscando ainda mais a interação e aproximação social. Outra importante diretriz do nosso planejamento será a capacitação continuada e a saúde de nossos policiais”, anuncia a tenente-coronel Arlene.

A política de gestão da 12ª RPM está pautada em ostensividade, tecnologia, projetos inovadores e qualificação do efetivo. Dentre os principais projetos previstos para 2019, regionalmente, está implementação do Canil Setorial em São Bento do Sul e a unidade avançada da Cavalaria em Jaraguá do Sul. A nível estadual, a PMSC pretende colocar em execução o aplicativo PMSC Cidadão – ferramenta que tem o objetivo de permitir que o cidadão acione o 190 da Polícia Militar sem fazer ligação, garantindo agilidade nos serviços de segurança e ajuda em situação de risco.

Ao encontro do novo planejamento, no mês passado houve a troca de comando do 14º BPM e o tenente-coronel Márcio Leandro Reisdorfer foi nomeado o novo comandante do 14° Batalhão. Em seu currículo destacam-se os cursos de Piloto de Helicóptero, Atendimento Pré-Hospitalar Tático e Táticas Policiais, desenvolveu suas últimas atividades como subcomandante e Chefe do Centro Técnico de Manutenção da 2ª Cia/Batalhão de Aviação da PMSC em Joinville, de 2012 a 2018, além de Chefe do Estado Maior da 12ª RPM em Jaraguá do Sul, em 2018.

Com seu perfil tático o novo comandante estará mais próximo da tropa e da sociedade. “Nossa ideia é adquirir equipamentos que tenham visão noturna e drone que faça geoprocessamento para auxiliar a Polícia Militar em eventos e ações como a busca de suspeitos em áreas de difícil acesso, além de escudo balísticos e outros que propiciem mais segurança aos nossos policiais, bem como para a comunidade”, afirma o novo Comandante.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Segurança

Três estabelecimentos interditados por descumprimento de decreto em Jaraguá

Um deles foi interditado e só poderá reabrir após a pandemia, por ter sido fechado temporariamente em duas outras oportunidades.
Três estabelecimentos interditados por descumprimento de decreto em Jaraguá
Segurança

Bombeiros combatem incêndio em veículo no pátio de oficina em Jaraguá do Sul

Ocorrência foi registrada na madrugada desta segunda-feira.
Bombeiros combatem incêndio em veículo no pátio de oficina em Jaraguá do Sul
Segurança

Moradora é autuada por perturbação do sossego e aglomeração de pessoas em Jaraguá do Sul

A responsável pela residência alegou que estava apenas comemorando seu aniversário.
Moradora é autuada por perturbação do sossego e aglomeração de pessoas em Jaraguá do Sul
Segurança

Homem de 20 anos é preso com nota falsa de R$ 100 reais na Barra do Rio Molha

Suspeito foi preso em flagrante pelos crimes de moeda falsa, desobediência, resistência e posse de drogas.
Homem de 20 anos é preso com nota falsa de R$ 100 reais na Barra do Rio Molha
Ver mais de Polícia