dengue
Guaramirim

[VÍDEO] Guaramirim decreta situação e emergência por conta das chuvas

Trecho da SC-108 continuará interditado até que as condições do tempo permitam a reabertura da passagem

06 Fev 2020 - 14h53Por Janici Demetrio / Sérgio Luiz

Os Técnicos da Defesa Civil Estadual e Regional vão continuar monitorando diariamente a região da Vila Freitas em Guaramirim. O acompanhamento será concentrado no trecho da SC-108, em obras de recuperação, desde o final de 2019, por causa de um deslizamento que ocorreu em fevereiro do mesmo ano. A liberação da rodovia só ocorrerá se houver condições de segurança. A maior preocupação da Defesa Civil se deve a movimentação de solo que continua no Morro do Schmidt, por onde passa o traçado da rodovia. A parte de drenagem no local terá atenção especial. Imagens aéreas foram feitas no final da manhã desta quinta-feira (6), o registro fotográfico fará parte de um levantamento que será encaminhado ao governo do estado. 

Em virtude das fortes chuvas, o prefeito de Guaramirim Luís Antônio Chiodini vai decretar situação de emergência. Segundo a Defesa Civil, já foram 155 milímetros nas últimas horas e há um indicativo de mais 80 milímetros até o final de semana. A quantidade de chuva até a manhã, em Guaramirim, é a metade do que estava previsto para toda a região, mas caiu concentradamente no município. Por isso houve vários prejuízos.  

Conforme o prefeito a situação de emergência foi decretada não só pela situação da Vila Freitas e Morro do Schimidt, mas também pelos ocorridos em vários pontos da cidade, como por exemplo, os alagamentos registrados na região central da cidade na manhã da última quarta-feira (5). 

Durante a manhã desta quinta-feira (6) técnicos das Defesas Civil do Estado e de Guaramirim, fizeram sobrevoos para avaliar a situação do município, especialmente na região da SC 108 e morro do Schmidt.  O comandante da 2ª Base de Aviação de Joinville, tenente coronel Alessandro José Machado, destaca a importância deste trabalho para evitar danos.  

Conforme o coordenador regional da Defesa Civil do Estado, Sargento Osvaldo Gonçalves, durante o sobrevoo foi possível identificar novos deslizamentos no morro do Schimidt.  

O coordenador da Defesa Civil do Estado, na região de Joinville, Antônio EdIval Pereira, auxiliou nas avaliações feitas em Guaramirim ao longo desta quinta-feira (6). Em entrevista à Rádio Jaraguá, ele comentou sobre os estrondos que moradores de Corupá teriam ouvido na manhã desta quinta. 

Outro município que também está em estado de alerta é Garuva. Segundo Pereira, na manhã de quinta-feira o acumulado de 72 horas chegou a 300 milímetros.  


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Segurança

Mulher é vítima de roubo no centro de Guaramirim 

O fato ocorreu na rua 28 de Agosto na tarde desta terça-feira (20). Vítima foi derrubada no chão enquanto caminhava na calçada
Mulher é vítima de roubo no centro de Guaramirim 
Saúde

Santa Catarina deve decretar situação de emergência por conta de dengue

Estado registra 17.696 casos prováveis de dengue em 177 municípios catarinenses. Os dados mostram um aumento de 650% em relação ao mesmo período do ano passado
Santa Catarina deve decretar situação de emergência por conta de dengue
Segurança

Acusado de estupro em Jaraguá já roubou motorista de aplicativo em Guaramirim

Relembre o caso
Acusado de estupro em Jaraguá já roubou motorista de aplicativo em Guaramirim
Ver mais de Guaramirim