dengue 2
Guaramirim

Projeto de horta orgânica chama a atenção para os cuidados com a saúde

Iniciativa incentiva o cultivo de hortaliças, verduras e plantas terapêuticas na unidade de saúde do Centro

05 Mar 2020 - 14h43Por Da Redação

A unidade de saúde do Centro e Imigrantes ganhou o colorido das hortaliças, verduras e chás. Tudo isso porque o local se tornou palco do projeto “Cores, Aromas e Sabores: o despertar para a saúde integral”. O objetivo da ação, que surgiu dentro da própria unidade, é oportunizar atividades de cultivo de horta orgânica e plantas medicinais, incentivando o consumo de alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos e estimular o uso de fitoterápicos como opção terapêutica. O projeto foi aprovado e será apresentado durante o 6º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina em São Bento do Sul.

Conforme a enfermeira responsável pela implantação do projeto, Anelisie Maniglia Pires, a ideia surgiu como forma de ocupar uma área ociosa anexo a unidade de saúde e ao mesmo tempo incentivar novos hábitos tanto para quem atua na Estratégia de Saúde da Família, quanto para os pacientes. “Com a horta aqui, já deu para perceber a mudança de comportamento dos próprios colaboradores que agora consomem verduras e hortaliças frescas, que preferem tomar um chá a outra bebida. Também queremos encorajar e resgatar o uso de plantas medicinais na comunidade, tudo com a participação direta da equipe médica”, enfatiza. 

Anelisie explica que neste primeiro momento o projeto será trabalhado diretamente com o grupo HIPERDIA, voltado aos pacientes hipertensos e diabéticos. “Queremos estimular a adoção de práticas e hábitos alimentares saudáveis, bem como fazer com que conheçam e façam o uso correto das plantas medicinais, evitando a medicalização excessiva”, fiz. Desta maneira, a enfermeira explica ser possível melhorar as condições de saúde e qualidade de vida dessa população, evitando as complicações decorrentes da hipertensão e diabetes.

Porém, apenas o fato de ter uma horta na unidade de saúde, já vem despertando a curiosidade dos demais pacientes. “Muitas vezes as pessoas pensam que é difícil manter uma horta e que é necessário um remédio para tudo. Aqui estamos mostrando que é possível aproveitar os espaços e cultivar legumes e hortaliças, por exemplo, sem o uso de agrotóxico. E que podemos trocar o açúcar por um adoçante natural, como a planta Stevia”, exemplifica. 

O secretário de Saúde Marcelo Deretti acredita que iniciativas como essa reforçam a importância e incentivam novos hábitos, resultando na melhora na qualidade de vida dos guaramirenses. “Temos certeza também que uma ação destas servirá como exemplo para ser implantada em outras unidades de saúde do município e até em outras cidades”, diz.

O uso de plantas medicinais é considerado uma das primeiras formas de cuidado em saúde utilizada pelo homem e está relacionada diretamente à tradição das populações. Neste projeto, a  fitoterapia contribuirá na aproximação do profissional e comunidade, fortalecendo o vínculo equipe-comunidade. Além disso, será uma ferramenta mediadora para educação em saúde, promovendo articulações intersetoriais e facilitar a interação de diferentes saberes.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

"

Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"

A ação destina fraldas para o Hospital São José e para famílias em situação de vulnerabilidade social, através do Projeto Fralda Solidária
Rádio Jaraguá lança quarta edição da campanha "Tampinhas do Bem"
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quinta-feira (18).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Segurança

(Vídeo) Carro fica parcialmente destruído após acidente na SC-108 em Guaramirim

O caminhão foi projetado para fora da rodovia e acabou colidindo em árvores à margem da pista.
(Vídeo) Carro fica parcialmente destruído após acidente na SC-108 em Guaramirim
Ver mais de Guaramirim