SC 108
Prazo para recuperação da SC 108 é estendido para março
Defesa Civil, afirma que quantidade de chuvas e material retirado do local prejudicaram o andamento da obra.
Pela segunda vez, o prazo para a recuperação da SC 108, na Vila Freitas em Guaramirim, foi novamente prorrogado.
Conforme uma nota divulgada pela Defesa Civil de Santa Catarina o prazo foi prorrogado por mais 95 dias, ficando o término da obra previsto para 31 de março deste ano.
A obra iniciou em 12 de agosto e tinha prazo previsto para terminar em 12 de novembro de 2019, quando teve a primeira prorrogação do prazo que acabou sendo estendido para 27 de dezembro de 2019.
Segundo o secretário da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Junior, os altos índices de chuvas prejudicaram as obras e foi constatado que 60% dos dias no período foram impróprios para a execução dos trabalhos de recuperação da rodovia.
Houve ainda deslizamentos na encosta provocados pela instabilidade do solo. Ainda de acordo com Batista, a quantidade de material retirado do local da obra e também de aterro foi seis vezes maior do que o previsto.
A nota divulgada destaca que ainda há risco de deslizamentos e que assim que o fator de segurança permitir, haverá a liberação do tráfego de veículos leves no local.
A expectativa de Batista é de que, quando a empresa conseguir colocar todo o material seco atrás do gabião inferior e fazer a fundação do segundo gabião, o trânsito para veículos leves seja liberado, porém não dá datas.
Relembre o caso:
A SC 108 no KM 35 da rodovia foi interditada após o município de Guaramirim ser atingidos por fortes chuvas no 18 de fevereiro de 2019, provocando durante a madrugada daquele dia um deslizamento de terra que acabou atingindo 10 casas. E destruiu parcialmente a via. Ninguém se feriu.
Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!