Guaramirim

Guaramirim registrou quase 100 milímetros de chuva em 6 horas

09 Fev 2020 - 21h00Por Da Redação

Guaramirim foi atingido por um temporal no fim de tarde deste domingo (9) e as equipes da Prefeitura, Defesa Civil, Polícia Militar, Bombeiros Voluntários e GRAC (Grupo de Resposta às Ações Coordenadas) seguem atendendo as ocorrências. Foram registradas pelo menos 30 ocorrências diretamente através no 193. Entre elas, estão deslizamentos de terra, alagamentos em ruas e residências, queda de árvores e muros. Em 6 horas, Guaramirim registrou o acumulado de 98 milímetros de água. 

Conforme o diretor da Defesa Civil de Guaramirim, Ezequiel de Souza, as situações mais críticas são no Loteamento Flor de Lis - onde quatro casas foram atingidas por deslizamento de terra - e a Villa Brumüller, que está isolada devido ao deslizamento que ocorreu no KM 35 da SC-108. Devido a isso, a rodovia está interditada. A Defesa Civil do Estado informou que a limpeza e reabertura do KM 35 será feito na manhã de segunda-feira (10).

Diversas ruas dos bairros Centro, Avaí, Nova Esperança, Amizade, Ilha da Figueira, além de localidades no interior como Putanga e Ponta Comprida, tiveram ruas alagadas. Até a noite deste domingo (9), o nível de água já havia baixado na maior parte delas e as equipes da Secretaria de Infraestrutura já começaram as limpezas. 

No bairro Caixa D’ Água, Centro, Nova Esperança, Rio Branco e Vila Amizade foram registrados deslizamento de terra, mas sem feridos. As famílias que foram atingidas, foram orientadas a procurar o abrigo disponibilizado pela Prefeitura na ONG Fome de Amor ou ir para casa de parentes/amigos. 

A EMEF Germano Laffin, na Ilha da Figueira, ficou alagada também. Devido a isso, as turmas do período matutino não terão aula nesta segunda-feira (10). Aula segue normal no período vespertino.

As equipes da Prefeitura, Defesa Civil e Bombeiros seguem em alerta para atender as ocorrências. Na manhã de segunda-feira (10), o grupo irá se reunir para avaliar os estragos e seguir com as limpezas e auxílio às famílias.

Aulas normais na rede municipal de ensino

A Secretaria de Educação de Guaramirim informa que as aulas nas escolas municipais e centros de educação infantil ocorrem normalmente nesta segunda-feira (10), com exceção do período matutino da EMEF Germano Laffin. O transporte escolar será feito normalmente e caso ainda ocorra locais onde não é possível a passagem, a falta das crianças será justificada. 

Previsão do tempo: chuva deve diminuir

A Defesa Civil informou que a previsão é de que a chuva diminua ainda na noite deste domingo (9). Porém, permanece o risco de deslizamentos no município. Para segunda-feira (10), segue a condição de chuva mas em menor quantidade. Em caso de emergências, liguem para o 193. 

Matérias Relacionadas

Segurança

Dois pedestres são atropelados em Guaramirim

Dois pedestres são atropelados em Guaramirim
Geral

Bombeiros apagam incêndio em galpão em Guaramirim

A ocorrência foi registrada às 7h30 desta sexta-feira (30).
Bombeiros apagam incêndio em galpão em Guaramirim
Segurança

Motorista fica preso nas ferragens após acidente em Guaramirim

Acidente foi na tarde desta sexta-feira (30)
Motorista fica preso nas ferragens após acidente em Guaramirim
Segurança

Homem é detido por adulterar moto em Guaramirim

Ele confessou que comprou a moto de um conhecido e instalou a placa
Homem é detido por adulterar moto em Guaramirim
Ver mais de Guaramirim