dengue
Guaramirim

Guaramirim registrou quase 100 milímetros de chuva em 6 horas

09 Fev 2020 - 21h00Por Da Redação

Guaramirim foi atingido por um temporal no fim de tarde deste domingo (9) e as equipes da Prefeitura, Defesa Civil, Polícia Militar, Bombeiros Voluntários e GRAC (Grupo de Resposta às Ações Coordenadas) seguem atendendo as ocorrências. Foram registradas pelo menos 30 ocorrências diretamente através no 193. Entre elas, estão deslizamentos de terra, alagamentos em ruas e residências, queda de árvores e muros. Em 6 horas, Guaramirim registrou o acumulado de 98 milímetros de água. 

Conforme o diretor da Defesa Civil de Guaramirim, Ezequiel de Souza, as situações mais críticas são no Loteamento Flor de Lis - onde quatro casas foram atingidas por deslizamento de terra - e a Villa Brumüller, que está isolada devido ao deslizamento que ocorreu no KM 35 da SC-108. Devido a isso, a rodovia está interditada. A Defesa Civil do Estado informou que a limpeza e reabertura do KM 35 será feito na manhã de segunda-feira (10).

Diversas ruas dos bairros Centro, Avaí, Nova Esperança, Amizade, Ilha da Figueira, além de localidades no interior como Putanga e Ponta Comprida, tiveram ruas alagadas. Até a noite deste domingo (9), o nível de água já havia baixado na maior parte delas e as equipes da Secretaria de Infraestrutura já começaram as limpezas. 

No bairro Caixa D’ Água, Centro, Nova Esperança, Rio Branco e Vila Amizade foram registrados deslizamento de terra, mas sem feridos. As famílias que foram atingidas, foram orientadas a procurar o abrigo disponibilizado pela Prefeitura na ONG Fome de Amor ou ir para casa de parentes/amigos. 

A EMEF Germano Laffin, na Ilha da Figueira, ficou alagada também. Devido a isso, as turmas do período matutino não terão aula nesta segunda-feira (10). Aula segue normal no período vespertino.

As equipes da Prefeitura, Defesa Civil e Bombeiros seguem em alerta para atender as ocorrências. Na manhã de segunda-feira (10), o grupo irá se reunir para avaliar os estragos e seguir com as limpezas e auxílio às famílias.

Aulas normais na rede municipal de ensino

A Secretaria de Educação de Guaramirim informa que as aulas nas escolas municipais e centros de educação infantil ocorrem normalmente nesta segunda-feira (10), com exceção do período matutino da EMEF Germano Laffin. O transporte escolar será feito normalmente e caso ainda ocorra locais onde não é possível a passagem, a falta das crianças será justificada. 

Previsão do tempo: chuva deve diminuir

A Defesa Civil informou que a previsão é de que a chuva diminua ainda na noite deste domingo (9). Porém, permanece o risco de deslizamentos no município. Para segunda-feira (10), segue a condição de chuva mas em menor quantidade. Em caso de emergências, liguem para o 193. 

Matérias Relacionadas

Segurança

(Vídeo) Buscas por mulher desaparecida são retomadas em Guaramirim

As buscar foram finalizadas na madrugada deste sábado e retomadas no início desta manhã; Confira imagens exclusivas:
(Vídeo) Buscas por mulher desaparecida são retomadas em Guaramirim
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Segurança

Bombeiros de Guaramirim procuram por mulher desaparecida

Ela tem diagnóstico de esquizofrenia
Bombeiros de Guaramirim procuram por mulher desaparecida
Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Ver mais de Guaramirim